Recentemente, uma mulher da Indonésia virou notícia. Isso porque Zahrah, de 54 anos, acabou sendo encontrada dentro do estômago de uma cobra píton de 7 metros. Segundo os jornais do país, o animal encontrava-se em uma plantação de seringueiras, local onde a mulher trabalhava. Mas como uma cobra conseguiu engolir um corpo humano adulto inteiro?
Ocorre que, na hora de engolirem suas presas, as cobras possuem uma adaptação especial em relação a outros animais. Nesse sentido, a mandíbula delas possui grande capacidade de expansão, chegando a uma abertura angular de 150º. Por exemplo, uma cobra consegue engolir uma melancia inteira sem muito esforço.
Além disso, não somente a mandíbula se expande, como também os ossos da cabeça desses répteis possuem um movimento independente, de modo a apertar e sufocar suas presas no momento do ataque para facilitar o processo de engoli-las.
Confira 3 espécies de cobras que podem engolir um ser humano adulto
Píton-birmanesa
Essa espécie é oriunda das selvas do Sudeste da Ásia, e encontra-se entre as maiores cobras do planeta. Elas podem chegar a até 7 metros de comprimento ou mais, atingindo um peso entre 80 e 90 kg.
Quando essas cobras são mais novas, costumam viver nos topos das árvores. Porém, ao chegarem na fase adulta, atingem tamanhos significativos e passam a viver rastejando, devido à dificuldade de escalar. Essa espécie também é excelente nadadora, podendo ficar submersa na água por até 30 minutos antes de precisar emergir e respirar. Ainda, essas cobras podem engolir um corpo humano adulto, uma vez que se acostumam a comer presas tão grandes quanto cabras e jacarés.
LEIA MAIS: Quais são os animais que afastam cobras? Descubra!
Sucuri-verde
No Brasil, essa cobra se tornou famosa por conta da novela Pantanal, em que uma sucuri-verde engoliu o personagem Tenório. Além da fama adquirida pela novela, essa espécie também é conhecida mundialmente por outro motivo: ela é a grande cobra da famosa franquia de filmes Anaconda. Ou seja, na ficção, as sucuris são definidas como animais gigantescos.
Na realidade, em volume corpóreo, a sucuri-verde é considerada a maior serpente do planeta, podendo atingir até 7 metros e pesar mais de 130 kg. Além disso, existem alguns relatos de sucuris que atingiram os 10 metros, gerando um debate na comunidade científica e acadêmica.
Geralmente, esse animal habita brejos, rios e pântanos da América do Sul. Não se considera essa espécie como peçonhenta, apesar de ter uma mordida extremamente fatal. Além disso, ela também possui a capacidade de engolir um corpo humano inteiro.
LEIA MAIS: 5 animais perto da extinção: Confira quais são eles!
Píton-africana
Essa espécie de cobra vive na África Subsaariana e também é considerada uma das maiores cobras do mundo, atingindo o tamanho de 5 metros de comprimento. Além disso, existem relatos de pítons-africanas de até 8 metros.
Esse animal costuma se alimentar de aves, antílopes, filhotes de cães selvagens, filhotes de leopardos e muitos outros mamíferos. Ainda, há relatos de que essa espécie pode atacar pessoas, então, às vezes, esse animal prefere um humano como almoço. Mas fique tranquilo, pois essa dieta é rara, então você não precisa se preocupar.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!