Os gases intestinais podem ser bem incômodos para algumas pessoas. Nesse sentido, alguns chás, como os de hortelã, louro ou erva-cidreira, possuem a capacidade de amenizar os sintomas, devido a algumas substâncias presentes nas composições, que possuem propriedades anti-inflamatórias, digestivas e antiespasmódicas. Em suma, essas substâncias ajudam a eliminar o excesso de gases intestinais, além de aliviar a sensação de barriga inchada e o desconforto abdominal.
É importante destacar que o excesso de gases na maior parte dos casos é normal e ocorre devido à fermentação dos alimentos pelas bactérias intestinais durante o processo de digestão do corpo humano. Porém, esses sintomas também podem surgir pelo fato de comer muito depressa ou devido a questões atreladas a saúde, como a síndrome do intestino irritável. Portanto, se você está passando por problemas de gases intestinais, confira a seguir alguns chás que podem ajudar a resolver esse problema.
5 sugestões de chás para combater os gases intestinais
Chá de erva-doce
O chá de erva-doce se baseia nas plantas medicinais da espécie Pimpinella anisum. Estudos comprovaram que essa planta reduz a quantidade de gases intestinais nas pessoas e, desde então, diversas culturas a utilizam para esse fim. Ainda, além de diminuir os gases, essa erva também evita cólicas abdominais e alivia a dor de estômago.
Chá de erva-cidreira
O chá de erva-cidreira, comumente utilizado na medicina popular, tem a finalidade de tratar o excesso de gases e outros tipos de distúrbios digestivos. Essa planta medicinal pertence à espécie Melissa officinalis. Dela, extraem-se óleos essenciais como o eugenol, que ajuda diretamente no combate à dor e na redução do surgimento de espasmos musculares, contribuindo para uma menor formação de gases.
LEIA MAIS: O que acontece se você comer queijo todos os dias? Confira!
Chá de boldo
Normalmente, o chá de boldo é preparado com as folhas secas ou frescas. O boldo é rico em boldina e ácido rosmarínico, substâncias com propriedades digestivas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e adstringentes. Essas substâncias e propriedades reduzem a acidez do estômago, atuando na digestão de gorduras. Em vista disso, pode-se dizer que o chá de boldo é uma ótima maneira de aliviar a cólica intestinal e o excesso de gases no intestino em diversas situações, mesmo por conta de má digestão ou intolerância alimentar.
Chá de camomila
O chá de camomila é muito rico em compostos fenólicos, como apigenina, quercetina e patuletina, além de conter propriedades anti-inflamatórias, calmantes, digestivas e antiespasmódicas. Essas propriedades possuem a capacidade de reduzir a estimulação do trato gastrointestinal, ajudando, portanto, no alívio do excesso de gases que podem estar presos, bem como nas cólicas intestinais e na má digestão. Além disso, por possuir propriedades calmantes, ele reduz os níveis de estresse.
LEIA MAIS: 4 Hábitos inofensivos que prejudicam MUITO o seu treino – Confira!
Chá de endro
O chá de endro é comumente preparado com a planta medicinal Aneethun graveolens. Essa planta é rica em óleos como limoneno, carvacrol e timol, possuindo algumas propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas que atuam no alívio de cólicas e gases intestinais, especialmente nos casos de síndrome do intestino irritável. Por conseguinte, é importante destacar, também, que esse chá ajuda no alívio de náuseas e no tratamento de problemas como diarreia e prisão de ventre.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!