Perdendo somente para a água, o café é a bebida mais consumida no mundo. Quando bebemos café antes de um exercício, na verdade, buscamos o consumo da cafeína, substância psicoativa natural presente no café.
Porém, você sabe como a cafeína age no corpo e se ela pode nos ajuda? Descubra agora se cafeína melhora mesmo o desempenho nas atividades físicas.
Ação ergogênica
Primeiro passo para entender essa charada e saber como a cafeína age no nosso organismo. Essa substância tem propriedades ergogênicas, ou seja, consegue gerar estímulos que melhoram a performance nas atividades físicas.
Ainda em estudo, essas ações são alvo de análise há alguns anos, mas a principal forma de ação, segundo os cientistas, é no nosso Sistema Nervoso Central.
A presença da cafeína induz o aumento da liberação de neurotransmissores responsáveis por aumentar nosso estado de alerta, vigilância, foco, motivação, diminuição da dor muscular e agem até no humor.
LEIA MAIS: 3 fatos desconhecidos sobre o café: você não vai acreditar quando ler
Benefícios
Ao ingerir a cafeína antes do treino você aumenta sua disposição, uma vez que ela estimula a adrenalina no corpo. Além disso, aumenta o tempo de exaustão e fadiga, o que permite que a atividade seja mantida por mais tempo.
Junto a isso, promove mais energia, nos dá aquele “gás” nos exercícios e ainda auxilia na queima de gordura, por ser termogênica. Além disso, ajuda na concentração e desenvolvimento cognitivo, permitindo que mantenha o foco por mais tempo.
LEIA MAIS: Xô, preguiça! 5 exercícios físicos para fazer no friozinho do inverno
Como consumir
A dose recomendada é de 3 a 6 mg por kg de massa corporal, mas é sempre bom consultar um especialista. O ideal é que seja consumida de 30 min até 1 hora antes do treino, para dar tempo da substância fazer efeito no corpo.
Se você não gosta de beber café, não se preocupe, pois é possível achar a cafeína em outros alimentos. Chás-pretos e verdes e chocolates com maior concentração de cacau (70%) também contém essa substância, podendo também ser encontrada em suplementos ou encapsulada.
Lembre-se de tomá-la com moderação de forma consciente. Por mais que traga muitos benefícios, também pode causar o efeito reverso. Excesso de cafeína pode gerar arritmias, dores de cabeça e problemas no sono.