Durante a trajetória do mundo, da existência de forma geral, muitas pessoas acabaram atribuindo diversos significados aos números. Dentre essas abordagens encontra-se a numerologia, a superstição, datas importantes, e tantos outros fatores que se prendem a diversos números, e, em alguns casos, passam a conceder um significado elemental, dependendo da abordagem.
Em vista disso, dessa abordagem mais metafísica acerca dos números, vamos explorar alguns fatos curiosos acerca do número 5. Confere aqui:
Curiosidades sobre o número 5
- Na realidade, o número cinco é um número primo. Mas o que exatamente isso significa? É simples! De acordo com as aulas de matemática, um número primo só pode ser dividido por si mesmo ou pelo número um. Ou seja, isso já o torna demasiadamente especial, visto que na escala numérica, não são todos os números que se comportam dessa maneira.
- O número cinco também é entendido como um número de Fibonacci. Mas o que é a sequência de Fibonacci? Essa sequência foi proposta pelo matemático Leonardo Pisa. Em síntese, os números da sequência de Fibonacci são encontrados dentro da matemática com mais frequência do que há qualquer explicação para esse fato atípico. Além disso, esses números também são encontrados na natureza. Inclusive, o exemplo mais clássico dessa anomalia matemática deu-se utilizando a reprodução dos coelhos que se comporta conforme a sequência de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, …), onde o número é igual à soma dos dois anteriores.
- Outro fato interessante é que o número cinco é o número atômico do boro. O boro, por sua vez, pertence ao grupo 13 da tabela periódica, um grupo, portanto, chamado de Família do Boro. É mais utilizado em distintos compostos químicos, além de ser um elemento-chave na fibra de vidro.
- Outra curiosidade sobre o número cinco está atrelada às percepções sensoriais dos seres humanos. Nesse sentido, a premissa baseia-se no fato de que os seres humanos, possuem cinco sentidos. Esses sentidos, por sua vez, afetam diretamente a forma como vivemos e enxergamos o mundo que nos rodeia. Esses sentidos são: o som, a visão, o próprio toque, o olfato e o paladar. Todavia, é válido salientar que o ser humano também possui senso de espaço e um de equilíbrio que não são contados como sentidos.
- O prefixo “penta” significa “cinco”. O prefixo “penta” nada mais é do que uma forma elemental, no campo epistemológico da língua, de designar o cinco. O prefixo penta possui sua raiz no grego, possibilitando a existência de inúmeras palavras na língua portuguesa. Por exemplo, um pentágono tem uma forma de cinco lados, e um pentagrama é uma estrela de cinco pontos!
- Outro fato notável é que o símbolo das Olimpíadas é composto por cinco anéis que possuem o mesmo tamanho, e, diversas vezes são retratados nas cores preta, branca ou colorida. Dessa forma, quando esses anéis olímpicos são representados com cores, elas são, da esquerda para a direita, azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Vale destacar, também, que os anéis foram criados no ano de 1913. Suas cores (incluindo o fundo branco) eram utilizadas na bandeira de cada país que existia na época. Desse modo, os anéis em si representam os cinco continentes do mundo, de forma subjetiva, obviamente.
- O número cinco repete-se dentro do Hinduísmo. De fato, o deus hindu Shiva tem cinco faces, e o mantra dedicado a esse deus, o Panchakshari, é chamado de mantra cinco palavras. Além disso, outra divindade hindu, Saraswati, está ligada ao número cinco. Dentro do Hinduísmo, o universo compreende cinco elementos: água, fogo, ar, espaço e terra.
- Muitas pessoas não sabem, mas o número favorito da estilista francesa mundialmente conhecida, Coco Chanel, era o número cinco. No ano de 1921, Chanel fez o lançamento do seu perfume Chanel No. 5 em 5 de maio, o quinto dia do quinto mês. O perfume era um clássico na época e, até hoje, é um perfume popular e caro hoje em dia.
- A última curiosidade sobre o número 5 que separamos é da área da história. Muitos também não sabem, mas na realidade, o Rei João I da França governou somente por cinco dias. De fato, seu nascimento ocorreu no dia 15 de novembro de 1316. No entanto, ele veio a falecer cinco dias depois. João governou desde o momento em que nasceu dado que seu pai, Luís X da França, morreu antes de seu nascimento. Em relação a esse caso, muitos suspeitavam de que o tio de João, Philip V, estava envolvido na morte de John, visto que era o próximo herdeiro. João I é conhecido como o rei mais jovem da França e o que teve o reinado mais rápido!
Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o número 5? Confira outros conteúdos semelhantes no Lê Mundo.