Se engana quem pensa que o cérebro humano é unissex. Já foi biologica e psicologicamente comprovado que o cérebro de uma mulher se comporta diferente do cérebro masculino, e vice versa.
Essa diferença desse importante órgão reflete no seu humor, dor, resposta e estímulos externos, forma de resolver conflitos, e muitas outras questões. Veja abaixo as principais curiosidades sobre o cérebro feminino!
Curiosidades sobre o cérebro feminino para você conhecer
Possui uma resposta a dor diferente
Através de imagens cerebrais foi possível observar que a mulher responde de maneira diferente em relação ao cérebro masculino quando o assunto é dor e medo. Dessa forma, foi visto que as mulheres respondem de maneira mais sensível ao estresse físico e mental.
LEIA MAIS:
- Top 5 invenções chinesas que mudaram o mundo!
- Como daltônico enxerga as cores? Descubra agora com exemplos!
Além disso, o cérebro feminino apresenta maior dificuldade em se habituar a altos níveis de estresse, dor e medo. Por esse motivo, algumas doenças como a depressão, ansiedade e estresse pós-traumático são mais comuns em mulheres.
Muda de humor mais frequentemente
Os ciclos menstruais da mulher afetam diretamente os níveis hormonais de seu corpo. Por esse motivo, o seu corpo e cérebro está sempre mudando de sensibilidade, resposta, perspectiva e energia.
Assim, dias antes da menstruação, o cérebro se comporta de forma mais sexy e atrevida, devido ao pico de estrogênio e testosterona. Já o contrário pode acontecer após a queda da progesterona, durante a menstruação, se sentindo mais triste e chorosa.
São mais sensitivas
Através da história, a mulher teve que adaptar seu cérebro para perceber os mínimos sinais de sua prole, para descobrir se estão com fome, sede, querendo dormir, com calor, etc. Dessa forma, uma das curiosidades sobre o cérebro feminino é o aperfeiçoamento na leitura não verbal, desvendando as coisas que estão nas entrelinhas.
O cérebro muda na gestação
Por alterações hormonais principalmente devido a progesterona, que cresce até 30x mais durante a gravidez, as mulheres passam a pensar e reajam de forma totalmente diferente do que agiria estando não grávida.
Evitam agressões e conflitos
As situações estressantes que normalmente estimulam o cérebro masculino para a violência são contrárias nas mulheres. Quando submetidas a circunstâncias em que sente uma ameaça, a tendência da mulher é se tornar mais cuidadosa, para apaziguar os ânimos. Dessa forma, o confronto é conduzido de forma indireta, por outros meios.
Gostou de conhecer essas curiosidades sobre o cérebro feminino? Para ler mais conteúdos como esse, acesse o Lê Mundo!