Ultimamente você está com dificuldade de relaxar? De fato, com o passar do tempo, à medida que diversas tarefas da vida adulta começam exigir mais das pessoas, relaxar acaba sendo uma ideia que fica em segundo plano. Nesse sentido, no mês de março de 2022, uma pesquisa feita pela American Psychological Association (APA) descobriu que a inflação, a pandemia de covid-19 e a invasão russa na Ucrânia fizeram com que os estadunidenses (e o mundo em geral) experimentassem níveis de estresse alarmantes.
Muitas pesquisas também indicam que ter um momento para relaxar é extremamente importante para qualquer indivíduo que vise a manutenção do seu bem-estar e da sua saúde mental. Em muitos casos, por exemplo, a incapacidade de relaxar pode estar ligada diretamente a problemas de ansiedade generalizada. Portanto, se você está com muita dificuldade de relaxar ultimamente, continue lendo que esse texto foi feito para você. Confira aqui algumas estratégias que irão permitir que você consiga relaxar em alguns momentos.
5 dicas para relaxar
Meditação
De acordo com um estudo feito no ano de 2020 e publicado no Irish Journal of Psychological Medicine, constatou-se que a meditação pode, sim, acalmar a mente e melhorar a autoconsciência, a consciência mental e a consciência ambiental. Em vista disso, a meditação faz com que as pessoas consigam observar seus pensamentos e emoções de forma desapegada, sem julgamentos e conceitos preestabelecidos.
Além disso, algumas análises sistemáticas sobre a meditação vêm demonstrando que essa prática é uma ótima ferramenta no combate ao estresse, reduzindo-o. Não obstante, ela também atua diretamente em questões relacionadas a ansiedade generalizada e quadros depressivos.
LEIA MAIS: 10 dicas para melhorar a memória com hábitos simples
Exercícios
Algumas pessoas podem não saber disso, mas os exercícios são ótimos para liberar o estresse. Muitas delas afirmam, inclusive, que quando estamos estressados, o melhor a se fazer é relaxar e ficar descansando, assistindo a uma série ou jogando videogame, por exemplo. No entanto, essa premissa, por mais verdadeira que seja, não é absoluta. Às vezes, o que precisamos fazer é justamente movimentarmo-nos.
Na realidade, a ciência que está por trás de o porquê os exercícios reduzem o estresse e a ansiedade firma-se na ideia de que os exercícios reduzem os níveis dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina. Além disso, malhar aumenta a produção de endorfinas, que elevam o humor. Por isso, fazer exercícios também é uma ótima maneira de relaxar.
Dê uma volta e pegue um pouco de sol
Segundo o The American Institute of Stress, tomar ar fresco e movimentar seu corpo por até 10 minutos pode clarear sua mente e fazer com que você consiga relaxar. Além disso, a vitamina D, da exposição ao sol, também pode te ajudar a regular o seu humor.
Faça uma pausa do seu smartphone
Muitas pessoas, hoje, não conseguem ficar sem mexer em seu smartphone ou computadores. No entanto, usar esses aparelhos com muita frequência pode ser prejudicial, aumentando significativamente os níveis de estresse. Pesquisas contemporâneas também estão associando o uso excessivo dos smartphones a níveis elevados de estresse e transtornos mentais. Em vista disso, dar uma pausa nesses dispositivos pode fazer você relaxar um pouco.
LEIA TAMBÉM: Conheça 15 plantas que vão te ajudar a dormir melhor – e deixar sua casa mais bonita
Não tente controlar aquilo que está fora do seu alcance
Alguns indivíduos são um pouco controladores, tentando controlar tudo o que está em seu entorno. Desse modo, quando algo sai do planejado, a ansiedade começa a aflorar e os níveis de estresse também. Nesse sentido, é importante compreender que existem alguns fatores que não estão sob nosso controle, ficando a critério de outras pessoas e situações. Existem coisas na vida que não podemos controlar, e isso é normal. É fundamental, portanto, compreender esse processo.
Gostou desse artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo e se inscreva para ficar por dentro das novidades!