Você sabia que, no Nepal, existe um Dia dos Cachorros? Sim! A celebração à vida destes fofinhos integra o Kukur Tihar, festival que acontece todos os anos no país. Ao todo, são cinco dias de festa, cada um deles dedicado a uma das quatro criaturas que se vinculam ao deus Yama, divindade hindu.
Na verdade, o festival ocorre também em dois estados da Índia – Bengala Ocidental e Sikkim. A festividade segue o calendário gregoriano, por isso, tem datas entre outubro e novembro. Além dos cães, existem homenagens a outros seres vivos, por exemplo, bois, vacas e corvos.
Vamos entender como é o festival e, com isso, o tão esperado Dia dos Cachorros?
O calendário de festas do Kukur Tihar
Antes de mais nada, o Kukur Tihar é o segundo maior festival do Nepal. Neste período, os moradores colocam velas dentro e fora das casas, o que chamam de diya. Ademais, fazem uma recepção a mais uma divindade, Lakshmi, que personifica a prosperidade.
Durante a celebração, também é comum soltarem fogos de artifício e realizarem alguns passatempos, por exemplo, jogar cartas e búzios. Enquanto isso, as crianças passam nas casas cantando e pedindo presentes, como dinheiro ou comida.
Além do Dia dos Cachorros, o calendário do Kukur Tihar se divide assim:
- 1º dia: celebração aos corvos, mensageiros de Yama. Na mesma data, homenageia-se Dhavantari, deus da medicina
- 2º dia: Dia dos Cachorros, marcando a relação especial entre o animal e o homem. De fato, segundo a religião hindu, Yama tem dois cães de guarda para vigiar os portões de Naraka, o equivalente ao inferno
- 3º dia: homenagem à vaca, bicho considerado sagrado para o hinduísmo porque, além de doar mais do que recebe, vincula-se à prosperidade
- 4º dia: dia de reverenciar o boi. Assim como a vaca, o animal é um grande doador, desta vez, de trabalho. Isso significa muito sobretudo para o Nepal, país predominantemente agrícola. Na mesma data, são celebrados o “eu” e a alma interior, pois coincide com o Sambat, do calendário nepalense
- 5º dia: celebração especial para a relação entre irmãos e irmãs
E como é o Dia dos Cachorros?
A princípio, o Dia dos Cachorros é o segundo do festival, e contempla tanto animais domésticos quanto de rua. Na ocasião, as pessoas celebram o puja, ritual de adoração para fazer pedidos a alguma divindade.
Então, os cãezinhos recebem comida, além de um colar de cravo-da-índia em torno do pescoço. Depois, uma marca hindu na testa, o que significa serem parte de uma tradição religiosa. Assim, são adorados.
A homenagem ao Dia dos Cachorros ganhou tanta popularidade que, no México, ganhou espaço por meio de um grupo de Direitos dos Animais. Ao mesmo tempo, se contrapõe ao Festival de Carne de Yulin, na China. Neste período, em vez de adorados, os cães são abatidos como comida.
Então, gostou da ideia de haver um Dia dos Cachorros? Bom ver que, em alguns países, os bichinhos que tanto amamos são tão respeitados, não é mesmo?
E, falando em cachorros, confira 10 coisas que você faz e, provavelmente, seu doguinho não gosta.