Confira 12 dicas para aposentados para ter uma aposentadoria feliz!

Desde manter-se mais saudável física e mentalmente até aproveitar seu tempo com qualidade 

Ah, estou contando os anos para me aposentar. Quantas vezes você já não se pegou falando isso diante do tempo de trabalho duro que teve e tem pela frente? Mas, quando essa fase chega, a verdade é que bate uma ansiedade por uma série de motivos. Por isso, confira algumas dicas para ter uma aposentadoria mais feliz. 

Apesar do anseio, quando chega o momento, muita gente se pergunta: aposentei, e agora, o que eu faço? E é um questionamento literal porque a pessoa se vê diante de um tempo livre que nunca teve, a incerteza de não ter ganhos extras e o medo de se sentir inútil. Porque infelizmente ainda vivemos em uma sociedade que vincula utilidade ao laboro. 

Mas, lembre-se de que você chegou até aqui por merecimento e entrega de anos de trabalho duro e é hora de desfrutar disso com qualidade! Por isso, confira nossas 12 dicas para ter uma aposentadoria mais feliz. 

12 dicas para aposentados

Ainda que bata aquela ansiedade, são várias as dicas para ter uma aposentadoria mais tranquila porque, afinal, após anos de trabalho duro, você merece se cuidar mais! 

Faça um checkup

Agora é hora de cuidar da  saúde! Por isso, uma das principais dicas para aposentados é manter seu checkup em dia. Pois, afinal, é melhor prevenir do que remediar. Além disso, visitas regulares ao médico ajudam a prevenir doenças cardíacas, derrames, diabetes, problemas renais, além de certos tipos de demência. São condições para as quais é necessário acompanhamento constante. 

Alimente-se bem

Nada de seguir aquele estereótipo de filmes e se entregar aos congelados! Agora, mais do que nunca, é hora de comer bem! Isso significa não apenas adotar uma dieta mais saudável, como também em horários regulares, como fazia no trabalho. Ou seja, café da manhã, almoço, lanche e jantar. Vale até aprender algumas receitas novas para variar o cardápio. 

Mantenha uma rotina

Uma das maiores preocupações de quem se aposenta é não ter o que fazer ao longo do dia. Então, uma de nossas dicas para aposentados é manter uma rotina. Se achar melhor continuar se levantando, comendo e indo para a cama mais ou menos no mesmo horário todos os dias, ótimo! Planeje atividades, como trabalho voluntário, exercícios e hobbies para preencher o dia.

Faça atividades físicas

Falando em preencher o dia, que tal colocar esse corpinho para mexer? O ideal é fazer pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. Então, faça uma caminhada mais rápida no parque, entre para a academia, frequente aulas de dança ou treine para uma maratona. As opções são muitas! Já teve até quem escalasse o Everest aos 68 anos! 

Exercite sua mente

Além de botar o corpo para mexer, uma dica valiosa para aposentados é não deixar a mente parada! Estudos mostram que continuar aprendendo te mantém mais independente, além de afastar condições que afetam a cognição, por exemplo, Alzheimer. Então siga se desafiando mentalmente, seja aprendendo a tocar um instrumento, um idioma ou uma qualificação.

Faça uma lista de prioridades

Sabe aquele monte de coisas que sempre quis fazer, mas nunca teve tempo? Viagens, cursos de culinária e até um tratamento mais demorado? Então chegou a hora de realizar! Anotar seus objetivos pode ajudar a focar nas prioridades! Então, que tal fazer uma lista de tarefas?! Decida o que fazer e estabeleça uma meta para que isso aconteça.

LEIA MAIS:

Mime-se

Você passou tanto tempo cuidando dos outros que é merecido cuidar de você! Depois de décadas de trabalho árduo, reserve um período do ano para uma viagem, tire um dia de spa, vá jantar fora ou ao cinema. Enfim, reserve algum tempo para um deleite bem merecido.

Voluntariado

O voluntariado, na verdade, não é um dica apenas para aposentados, mas para todo mundo. E são tantas as opções! Centro de resgate de animais, organizações ambientais, grupos de apoio a idosos, instituições de caridade, enfim, diversas organizações que movimentam arrecadação de fundos e até atuam em diversos tipos de eventos.

Pratique mindfullness

A prática literal da atenção plena se tornou mais popular na última década como estratégia para aliviar o estresse, a ansiedade e a depressão. A meditação, inserida neste campo, fortalece o hipocampo, área do cérebro importante para a memória, e retarda o declínio das áreas responsáveis ??pela atenção. Sugere-se de 10 a 20 minutos de meditação por dia para atingir os resultados esperados.

Mantenha contato com seus colegas de trabalho

Se aposentar do trabalho não significa perder o contato com o grupo de amigos que fez por lá! Portanto, continue marcando encontros regulares, como festas, jantares, churrasco, comemoração de aniversário ou outra ocasião especial. 

Busque grupos de apoio

Para muitas pessoas, o trabalho constitui uma grande parte da vida social e é comum se sentir um pouco perdido quando se aposenta. Por isso, é tão importante seguir a dica acima. Além disso, busque suporte em grupos de apoio, inclusive alguns disponibilizados pelo governo, do tipo Vida Ativa. 

Muitos oferecem atividades físicas e esportivas, viagens, passeios e benefícios sociais. 

Mantenha as finanças em ordem

Se possível, faça seu planejamento financeiro para aposentadoria antes que ela chegue. Assim, ao se aposentar, você terá uma ideia de sua renda mensal. Daí, ficará mais fácil organizar suas finanças e dinheiro mês a mês.

Há , também, quem aproveite para empreender neste momento, e vincule um hobbie à vontade de ter seu próprio negócio. Ou, ainda, faça investimentos em previdência privada. 

A maior dica para os aposentados é não gastar sua aposentadoria ainda vivendo nos seus dias de trabalho. Aceite que você já fez tudo o que podia e concentre-se no seu próximo desafio. Você ainda tem muito o que conquistar!

 

bem-estarenvelhecimentosaúde mental
Comments (0)
Add Comment