A dislexia é um termo dado para designar um distúrbio de aprendizado que está relacionado a uma determinada dificuldade para a leitura, que pode ser gerada por causa de problemas na identificação dos sons da fala e como eles se relacionam com letras e palavras.
Desse modo, essa deficiência de leitura é justificada pelo fato de que a dislexia afeta áreas do cérebro que são responsáveis pelo processamento da linguagem. Dito isso, conheça a seguir quais são os principais sinais da dislexia e descubra se você tem ou está convivendo com alguém que tem esse distúrbio!
Dislexia, como saber se tenho?
Os primeiros sinais começam antes de entrar na escola
A dislexia provoca sinais desde quando uma criança ainda nem entrou na escola. Contudo, apesar de ser mais difícil de reconhecê-los ainda nesta fase, ela pode gerar algumas pistas.
Tais como: crianças menores costumam começar a falar mais tarde do que outras ou aprende as palavras bem devagar.
Além disso, é comum também que os pais notem que o seu filho tem maior dificuldade em formar as palavras corretamente e sempre acabam confundindo as palavras ou invertendo os sons.
Os sinais depois de entrar na escola
Ao chegar a fase escolar, os sinais da dislexia se agravam ainda mais.
Desse modo, as crianças costumam apresentar grandes problemas em processar o que ouvem, em lembrar a sequência das coisas e o seu nível de leitura é bem abaixo do que é esperado.
Uma criança disléxica na escola tem dificuldade em diferenciar as letras e palavras, em fazer ortografias, em pronunciar palavras desconhecidas e elas tendem a evitar qualquer tipo de tarefa que envolvam a leitura.
LEIA MAIS: Vitamina D baixa: conheça os riscos e saiba como aumentá-la de forma natural!
Os sinais da fase adulta
Um indivíduo adulto com dislexia pode acabar não tendo esse distúrbio identificado na juventude, o que gera ainda mais confusões com os seus convívios e rotina diária. Isto porque, os principais sinais ainda continuam, como: pronúncia incorreta de palavras, dificuldade leitura e problemas de ortografia.
Geralmente, é um tipo de pessoa que não consegue entender piadas, memorizar coisas ou resumir histórias.
Dificuldade em aprender
Por fim, por causa da dificuldade na leitura, a pessoa disléxica também enfrenta muitos problemas ao aprender. Necessitando de um passo a passo mais elaborado para que ela consiga absorver o que está sendo ensinado. São os casos clássicos daqueles alunos que sempre estão atrás em comparação com os seus colegas de sala, por exemplo.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!