Sem sombra de dúvidas, quase todo mundo gosta de ir para a praia. A maioria das pessoas adora fazer uma viagem para a praia, aproveitar o sol, tomar um banho de mar, tomar água de coco, entre todas essas atividades que são típicas dos amantes dos litorais. Inclusive, nessa lógica de coisas específicas que realizamos na praia, coletar conchas do mar está dentre os preferidos para muitas pessoas que costumam colecionar essas obras da natureza.
Quase toda criança, ao fazer uma viagem para a praia, já foi encorajada a colocar uma concha no ouvido para ouvir o som do mar. Mas será que é possível ouvir os sons do oceano dentro de um concha? Até que ponto isso é verdade ou mito? Será que a ciência moderna explica esse fenômeno? Confere aqui que nós te contamos tudo por trás do “barulho do mar” que a concha faz!
As conchas fazem barulho do mar? O que ouvimos quando as colocamos nossa orelha?
De acordo com o professor de engenharia acústica na Universidade de Salford, Trevor Cox, – em contato com o LiveScience – o som que ouvimos quando colocamos a concha do mar no ouvido não é o som do mar. Portanto, não é verdade que as conchas fazem barulho do mar, mas fazemos essa ligação principalmente pelo ambiente em que as encontramos.
De acordo com o pesquisador Andrew King, diretor do Centro de Neurociência Integrativa da Universidade de Oxford e chefe do Oxford Auditory Neuroscience Group, as pessoas estão ouvindo um ruído ambiente ou de fundo. Esse ruído, por sua vez, foi expressivamente aumentando em amplitude pelas propriedades físicas da própria concha do mar.
De acordo com King, as superfícies duras e curvas dentro das conchas possuem a capacidade de refletir ondas sonoras. Quando essas ondas sonoras refletem nas paredes da concha, fazem com que essas ondas saltem pelo interior da concha. Em consequência dessa movimentação, a concha passa a agir como um ressonador, fazendo com que o som aumente em certas frequências, de modo que elas fiquem mais intensas do que seriam sem a estrutura que envolve toda a concha ao lado da sua orelha.
Qual é a dinâmica por trás do som que geralmente ouvimos?
A concha do mar funciona como um instrumento de sopro. De acordo com Cox, “existe um conjunto de frequências ressonantes no qual o ar que está dentro da concha vibra de forma mais forte. Nesse sentido, ao segurar a concha no ouvido, oe sons e as frequências do ambiente serão automaticamente alteradas”.
Além disso, de acordo com os pesquisadores, não é preciso ter uma concha do mar em casa para ouvir o “som do mar”. É possível simular a sensação, bastando você colocar uma xícara ou tigela no ouvido que o mesmo efeito irá ocorrer. É possível ouvir ruídos parecidos até mesmo se você colocar suas mãos em formato de concha perto do seu ouvido.
Por fim, vale ressaltar que os pesquisadores deixam claro que “o ruído de fundo deve estar presente” para qualquer coisa ser ouvida. “Você não vai ouvir nada em uma sala completamente à prova de som”.”Se eu entrar na câmara anecoica da Universidade de Salford, que é uma sala completamente silenciosa, não ouviria nada, porque não há som ambiente”, enfatizou Cox.
Destarte, vale deixar claro, também para aqueles que não sabem o que é, uma câmara anecoica é uma sala que foi projetada especificamente para alcançar o silêncio completo, impedindo “o reflexo do som dos limites da sala”. Nessas salas, de acordo com um relatório da CNN de 2018, se um sujeito ficasse tempo o suficiente, o silêncio é tão grande que seria capaz de começar a ouvir seus próprios batimentos cardíacos.
Gostou de saber a explicação para o barulho do mar que as conchas fazem? Confira outros conteúdos semelhantes no Lê Mundo.
Com informação do Live Science