Afinal, qual o efeito do café em nosso cérebro? Veja o que este estudo sugere

Para identificar como o nosso cérebro reage ao café, cientistas submeteram bebedores de café a ressonâncias magnéticas.

Ao começar o dia, nada melhor do que um cafezinho, não é mesmo? Pelo menos todos nós imaginamos: a bebida nos ajuda a nos concentrar e obter mais energia. Mas qual é o real efeito do café no cérebro? Para descobrir, este estudo realizou exames de ressonância magnética em bebedores de café.

Sobre o estudo

Para muitas pessoas, tomar café pela manhã é muito mais que uma escolha de bebida, é simplesmente um ritual. Muito disso se deve à nossa percepção da cafeína, substância que estimula e melhora a concentração e ajuda a eliminar a sonolência. Para quem acabou de acordar isso faz total diferença, não é?

No entanto, pouco se sabe sobre como o café realmente funciona em nossos cérebros. Pensando nisso, pesquisadores portugueses realizaram um estudo publicado na Frontiers in Behavioral Neuroscience. Para fazer isso, os voluntários tiveram que tomar café como de costume pela manhã e logo em seguida passar por uma ressonância magnética.

LEIA MAIS:

A ideia era justamente descobrir como nosso cérebro funciona logo após a famosa xícara de café, principalmente para entender se isso realmente nos ajuda a tomar decisões. Considerando que muitas pessoas tomam café antes do trabalho, isso pode ser muito importante, pois pode melhorar a qualidade do serviço prestado.

O que o estudo concluiu?

Após estudos de ressonância magnética, foi possível constatar que pessoas que fazem uso de cafeína costumam apresentar alterações no sistema nervoso. Especificamente, o que acontece é que a parte responsável pela introspecção e autorreflexão diminui, embora as áreas do cérebro envolvidas nas decisões práticas estejam despertas.

Então pode-se perceber que, sim, existe uma relação entre a bebida e atividade nas primeiras horas do dia. Além disso, pesquisas sugerem que o café pode melhorar a memória e até melhorar o humor, mas isso ainda não foi comprovado.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta se inscrever em nosso site para receber tudo direto no seu celular!

cafécérebro