Um estudo realizado em camundongos descobriu que refrigerantes podem causar efeitos inesperados na fertilidade masculina. Confira os detalhes desse achado surpreendente. A ciência descobre um efeito do refrigerante nos homens.
Um estudo realizado por pesquisadores chineses examinando os efeitos dos refrigerantes na fertilidade masculina encontrou um efeito colateral que pode prejudicar os homens.
Bebidas carbonatadas podem afetar a fertilidade masculina
Os pesquisadores usaram experimentos com animais para conduzir a pesquisa. Observando camundongos machos, eles notaram que beber refrigerante pode aumentar os níveis de testosterona, levando a um aumento no tamanho testicular.
O estudo analisou o efeito das bebidas carbonatadas
Um estudo publicado na revista Acta Endocrinol testou os efeitos de bebidas carbonatadas em mais de 100 camundongos durante 15 dias.
Os animais foram divididos em grupos, alguns dos quais foram mantidos em gaiolas com Coca-Cola e outros com concentrações variadas de Pepsi. Um grupo de camundongos, o grupo controle, recebeu apenas água.
Os resultados mostraram que a massa testicular dos grupos que consumiram Coca-Cola e alta concentração de Pepsi foi significativamente maior em relação ao grupo controle.
Além disso, ratos alimentados com Coca-Cola e Pepsi pura também apresentaram níveis mais altos de hormônios masculinos em comparação com o grupo controle. Os pesquisadores concluíram que uma grande dose de Pepsi ou Coca-Cola pode promover o crescimento e desenvolvimento testicular.
LEIA TAMBÉM: Em breve será possível apagar memórias ruins do cérebro
Efeitos a longo prazo dos refrigerantes na fertilidade masculina
No entanto, os efeitos a longo prazo dessas bebidas na massa testicular e na produção de testosterona permanecem obscuros, e mais pesquisas são necessárias para obter uma compreensão mais profunda.
Além de afetar a fertilidade masculina
Além disso, o consumo excessivo de refrigerantes tem mais efeitos negativos. Especialistas apontam que o consumo excessivo dessas bebidas pode aumentar o risco de várias doenças crônicas, como obesidade, diabetes e câncer.
Gostou deste conteúdo? Então não perca nenhuma novidade do Lê Mundo!