Perder gordura ou ganhar músculo primeiro? Descubra o ideal!

Veja o que os especialistas recomendam para quem vai iniciar na academia!

Emagrecer ou hipertrofiar primeiro? Confira!

Um dos grandes dilemas na hora de iniciar a prática de exercício físico é saber se deve ser priorizada a queima de gordura ou a hipertrofia muscular.

Isso se dá ao fato de que existem estratégias, dietas e exercícios que priorizam a perda de gordura. Enquanto outras vão trazer melhores resultados no aumento dos músculos, o que faz muitas pessoas ficarem em dúvida do que escolher.

Portanto, descubra qual é mais recomendado, emagrecer ou hipertrofiar primeiro!

LEIA MAIS: Como se tornar um vegano? Veja agora 5 dicas!

Emagrecer ou hipertrofiar primeiro?

O que dizem os que defendem a queima de gordura primeiro

Os motivos para a perda de gordura inicial é que quando se diminui a gordura principalmente da região abdominal, você tem uma melhora do bem-estar e da auto-estima, o que irá te estimular mais a manter o estilo de vida saudável.

Assim você possuirá bem mais energia para realizar os exercícios mais complicados e difíceis.

Ao contrário, uma dieta focada no ganho de massa magra geralmente levará a um aumento de peso inicial e até mesmo ganho de gordura, já que para ganhar músculo você deve estar em um estado de anabolismo. Portanto, esse ganho de peso inicial pode ser desencorajador para quem está iniciando um estilo de vida saudável.

Além disso, com a perda de peso, ou melhor, perda de gordura, você equilibra alguns hormônios do corpo, que são essenciais quando se pensa em construção de muscular, na otimização do metabolismo e na redução da sensibilidade à insulina.

Por fim, a perda de gordura inicialmente vai favorecer as noites de sono, melhor recuperação, e ainda reduzir o estresse provocado nas articulações e nas pernas, provocado pelo excesso de peso, tornando o exercício mais seguro.

Ou seja, irá otimizar a prática de atividade física!

LEIA MAIS: Alongamento: antes ou depois do treino? Confira!

O que dizem os que defendem a hipertrofia muscular primeiro

O tecido muscular é altamente mais ativo metabolicamente falando em comparação a gordura.

Por esse motivo, ter mais músculo faz você perder peso mais rapidamente.

Pois, aumentando a sua massa muscular, você também aumentará a sua taxa metabólica basal.

Ou seja, o mais interessante é que a queima também ocorre mesmo em repouso e se você tem mais massa magra, isso significa que você poderá comer mais só para manter a sua composição corporal.

Viu só como o sonho de comer mais sem engordar não está tão distante assim?!

Além disso, a maior quantidade de músculos vai melhorar a qualidade cardiovascular, diminuir o risco de câncer, melhorar a saúde dos ossos e ajudará no seu fortalecimento em geral.

Sem contar que você irá envelhecer saudável com força muscular para ajudar no seu equilíbrio e sustentação quando estiver mais velho.

LEIA MAIS: Os melhores alimentos para comer depois do seu treino e otimizar seus resultados!

Qual é melhor? Emagrecer ou hipertrofiar primeiro?

Na realidade, as duas coisas são importantes para a saúde do corpo. O mais importante é garantir que haja um treino e nutrição equilibrada, podendo os dois objetivos serem atingidos simultaneamente.

Dessa forma, sua escolha irá depender da sua composição corporal atual. Caso você seja uma pessoa obesa, com um alto percentual de gordura corporal, o mais importante seria primeiramente perder a gordura, para facilitar o ganho de músculos.

Entretanto, se seu percentual de gordura está dentro dos limites, é favorável iniciar a construção muscular. Pois, a gordura corporal será queimada concomitantemente.

Para ler mais notícias como essa, basta clicar aqui!

LEIA MAIS: Alimentos bons para câimbra: veja 5 dicas para a sua dieta e não sofra mais!

fitnessmusculação
Comments (0)
Add Comment