Entenda o que é – e como praticar – a técnica de respiração 4-7-8!

Técnicas de respiração consciente podem ser benéficas para a saúde. Conheça agora como funciona a técnica de respiração 4-7-8.

Na vida, existem algumas técnicas que acabam agilizando muitos processos e práticas que corroboram diretamente para a melhoria de determinadas atividades. Levando isso sem consideração, existe uma técnica de respiração chamada de 4-7-8. Nesse sentido, é importante destacar que essa técnica é baseada num exercício de respiração pranayama.

Para aqueles que não sabem do que se trata, a pranayama é uma antiga técnica yoga voltada à prática de controlar efetivamente a nossa respiração. Além disso, é importante salientar que esses tipos de exercícios que visam promover a respiração consciente, vêm demonstrando que há vários benefícios para a redução do estresse e o relaxamento quando essa práticas são feitas pelos sujeitos.

Não obstante, a técnica de respiração 4-7-8 foi desenvolvida pelo Dr. Andrew Weil. Andrew Weil, inclusive, quando fala sobre essa prática, refere-se a ela como algo bem relaxante, natural e benéfico para o sistema nervoso.

Sem mais delongas, vamos conhecer um pouco mais sobre ela!

Como eu posso começar a praticar a técnica de respiração 4-7-8?

De fato, praticar a respiração 4-7-8 é algo bem simples de se fazer, podendo ser praticada em qualquer momento e em qualquer lugar, sem muitas complicações ou dificuldades. Inicialmente, se você estiver fazendo a prática pela primeira vez, é interessante que você possa fazer isso duas vezes ao dia. Inicialmente, é fundamental que você se limite a fazer a prática por quatro ciclos seguidos. Depois disso, quando você estiver mais acostumado com a respiração, você pode aumentá-la para até oito ciclos seguidos.

LEIA MAIS: As 3 melhores técnicas de respiração para controlar a ansiedade!

Além disso, é importante enfatizar que, inicialmente, é provável que você sinta uma tontura. Depois disso, com o processo, a prática se torna mais frequente e você se acostuma.

  1. Para você praticar a respiração 4-7-8, procure um espaço que seja confortável para você sentar-se com as costas eretas;
  2. Depois disso, coloque a sua língua com a ponta posicionada no céu da boca e deixa-a lá;
  3. Então, depois disso, você deve exalar completamente pela boca em torno da sua língua, fazendo um som de sopro. Tente deixar os lábios parcialmente fechados para sentir o ar correndo entre eles;
  4. Posteriormente, você deve fechar os seus lábios e inspirar pelo nariz fazendo uma contagem de 4 segundos;
  5. Depois, segure a respiração por 7 segundos;
  6. Exale completamente através da sua boca, como feito anteriormente, por 8 segundos;
  7. Então, depois de todos esses processos, você completou um ciclo;
  8. Para fazer os quatro ciclos iniciais até você se acostumar, você deve repetir todos esse processo mais três vezes, para completar mais três ciclos.

Veja um vídeo demonstrando o processo na prática:

Quais são os benefícios de praticar a respiração 4-7-8?

Na realidade, as práticas de respiração consciente, de maneira geral, são bem benéficas para os sujeitos, podendo produzir uma resposta de relaxamento. Isso ocorre, também, com a respiração 4-7-8 que é um tipo de respiração consciente.

LEIA TAMBÉM: Respirar no saco de papel para se acalmar realmente funciona?

Acontece que, quando exposto a situações atípicas e perigosas do nosso dia a dia, nosso corpo desenvolve uma resposta de estresse (resposta de luta ou fuga). Quando essa resposta torna-se demasiadamente frequente, e passar a ocorrer em momentos indevidos, o indivíduo pode desenvolver quadros de pressão alta, depressão e ansiedade.

Em vista disso, a técnica de respiração 4-7-8 passa a atuar diretamente nessa problemática, reduzindo essa resposta de estresse e dando à pessoa uma sensação de descanso. Dentre seus benefícios estão: ansiedade reduzida, pressão arterial mais baixa, um sono melhorado, aumento da concentração e menos dor.

E aí? Gostou de conhecer um pouco sobre a técnica de respiração 4-7-8? Continue explorando o Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este.

bem-estarsaúde mental
Comments (0)
Add Comment