Uma grande diferença cultural do brasileiro, em comparação com as pessoas que moram na Europa, por exemplo, é o banho. Um brasileiro, em média, costuma tomar de dois a três banhos por dia. Um europeu, em média, costuma tomar um banho a cada três dias, dependendo da estação em questão.
Essa diferença se deu por meio de uma herança cultural ligada às questões climáticas. No Brasil, a herança de tomar muitos banhos foi herdada dos indígenas. Você sabia disso?
Podemos concordar, tomar banho é uma das melhores coisas do mundo. Mas já pensou que você pode estar fazendo algumas coisas erradas durante essa atividade? Sim, existem erros comuns que muitas pessoas cometem no banho, e nós apontaremos alguns para que você possa evitá-los. Confira!
Erros que você certamente comete ao tomar banho
Usar o sabonete errado
Se você é uma pessoa que usa sabonetes antibacterianos com muita frequência, isso pode ser um problema. Na realidade, os sabonetes antibactericidas podem matar muitas bactérias, afinal, essa é a função deles. No entanto, entre as bactérias eliminadas, também estão as bactérias boas.
Além disso, sabonetes ásperos podem acabar danificando a sua pele. Então, saber qual sabonete usar e qual é o melhor para a sua pele é importante na hora do banho.
Não lavar a toalha de banho com frequência
As toalhas úmidas são itens perfeitos para a reprodução e a proliferação de bactérias, leveduras, mofos e até mesmo vírus. Nesse sentido, uma toalha suja pode acabar causando fungos nas unhas, coceira, pé de atleta e até verrugas. Por isso, é muito importante lavar a sua toalha de banho regularmente, para evitar que esses tipos de problemas ocorram.
LEIA MAIS: Quanto tempo dura uma escova de dente? Veja se está fazendo o certo!
Tomar banho com a água muito quente
De fato, tomar um banho quente é ótimo, especialmente quando estamos no inverno. No entanto, é preciso enfatizar que, ao lavarmos nosso corpo com água muito quente, estamos removendo óleos naturais da nossa pele, o que pode deixá-la ressecada e causar coceira.
Portanto, proteger a sua pele da água extremamente quente é importante. Tente tomar banho com a água no máximo morna, sendo um banho de 5 a 10 minutos. Ainda, se você possui alguma condição de pele, como eczema ou psoríase, deve mais ainda evitar a água muito quente.
Lavar o cabelo todos os dias ou com muita frequência
Se você for uma pessoa que possui o couro cabeludo oleoso, provavelmente não haverão problemas em lavar o seu cabelo todos os dias. No entanto, no caso de pessoas com cabelos crespos, secos ou quimicamente tratados, é importante não lavar o cabelo com muita frequência para evitar a desidratação.
Não limpar o chuveiro
Muitas pessoas esquecem que é preciso limpar o chuveiro. Porém, esse aparelho concentra uma quantidade significativa de bactérias, sendo importante higienizá-lo. Afinal, ninguém quer tomar banho enquanto um monte de bactérias cai pelo corpo, não é mesmo?
Não passar hidratante corporal depois do banho
Engana-se quem pensa que essa é uma atividade exclusivamente feminina. Todos devem passar hidratante no corpo após tomar banho, pois isso evita que a pele fique ressecada, descascando ou com rachaduras.
Manter pequenos cortes protegidos ao tomar banho
Se você possui um corte, é importante não deixá-lo coberto ao tomar banho. Isso porque é fundamental lavá-lo com sabão neutro e água morna para auxiliar no processo de cicatrização.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!