O formato da massa altera o sabor? Descubra agora!

Entenda como o tipo de corte do macarrão pode afetar o sabor do prato e descubra o molho ideal para cada tipo de massa

Se Shakespeare tivesse sido um chefe italiano, ele teria se perguntado se um macarrão ainda seria tão delicioso se tivesse outro formato. Muitos amantes do macarrão costumam ter o seu tipo favorito a depender do prato, no entanto, a maioria das pessoas não costuma considerar que o corte do macarrão seja assim, tão importante.

A Academia de Culinária afirma que o corte da massa muda a complexidade de outros ingredientes que podem afetar o sabor do seu prato, por isso escolher o tipo correto de massa pode dar o up ou transformar sua refeição em um completo desastre.

O molho perfeito para cada corte de massa

O corte e a textura das diferentes massas complementam molhos e condimentos de maneiras diferentes, o que, segundo a Academia de Culinária, interfere no sabor geral de um prato. Apesar de parecer excesso de preciosismo, há molhos específicos que vão super bem com um determinado tipo de massa.

Corte de massa longo

Os cortes longos e estreitos, como espaguete e linguine, combinam bem com molhos mais leves, como cacio e pepe (molho de queijo com pimenta) ou de tomate fino, pois eles revestem o macarrão mais facilmente. Quando você tem um molho mais espesso, como bolonhesa ou ragu, é melhor combiná-lo com massas de grandes cortes, como pappardelle ou tagliatelle.

LEIA MAIS: Afinal, comer macarrão cru faz mal? Veja o que pode acontecer!

Corte de massa curto

Quando se trabalha com cortes menores, como rigatoni ou rotini (popularmente conhecido por “parafuso”), a massa fica mais saborosa com molhos texturizados, porque ela oferece pequenos espaços que são perfeitos para acomodar ingredientes mais volumosos. Já penne e ziti, que são cortes curtos, absorvem o sabor suave dos molhos de queijo finos e pesto de forma mais eficaz.

E na ausência do molho?

Mesmo na ausência do molho, o tamanho do corte da massa influencia significativamente no sabor. O corte maior e mais espesso intensifica o sabor do amido, dando uma textura mais rica e cremosa ao prato. Por outro lado, um corte de massa mais fino terá um sabor mais leve e menos intenso de amido.

Confira outras notícias semelhantes aqui no Lê Mundo!

alimentaçãocozinha
Comments (0)
Add Comment