O Google revelou que, a partir de 1º de dezembro de 2023, irá excluir contas em sua plataforma que estejam inativas por dois anos ou mais. Essa medida abrangerá e-mails, perfis, conteúdos do Google Workspace (Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda), YouTube e Google Fotos.
A política de exclusão tem como objetivo principal reforçar a segurança na internet. Isso porque, segundo o Google as contas abandonadas são vulneráveis e podem ser aproveitadas por indivíduos mal-intencionados para atividades prejudiciais.
Essa não é a primeira vez que uma grande empresa de tecnologia toma medidas para remover contas inativas. Recentemente, o Twitter anunciou que também adotaria uma política semelhante. Assim, conforme as diretrizes da plataforma, os usuários precisam logar pelo menos uma vez a cada 30 dias para evitar a exclusão da conta.
Como será feita a exclusão das contas?
O Google planeja realizar a exclusão das contas inativas em fases, começando por aquelas que foram criadas e nunca utilizadas. Antes de excluir uma conta, a empresa enviará várias notificações ao longo dos meses anteriores à exclusão. As notificações serão encaminhadas tanto para o endereço de e-mail da conta quanto para o e-mail de recuperação, se fornecido.
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Para evitar a exclusão, os usuários precisam fazer login pelo menos uma vez a cada 2 anos. Isso pode ser feito por meio de várias ações, como ler ou enviar e-mails, usar o Google Drive, assistir a vídeos no YouTube, baixar aplicativos na Google Play Store, realizar pesquisas no Google ou usar o Login com o Google para acessar aplicativos ou serviços de terceiros.
Vale ressaltar que o Google Fotos possui uma política de exclusão própria e, por isso, precisa ser acessado independentemente para evitar a exclusão de fotos e vídeos armazenados. Além disso, o usuário tem a opção de programar o que deve acontecer caso sua conta fique inativa por até 18 meses, como em casos de falecimento.
Para isso, é necessário acessar a seção “Seu Legado Digital” na área de “Dados e Privacidade”. As opções disponíveis incluem o envio de arquivos específicos para contatos confiáveis, a aplicação de uma resposta automática no Gmail e a designação de um contato responsável.
Assim, os usuários do Google devem estar atentos às mudanças para proteger suas contas e informações online de possíveis perdas e riscos.
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