Veja neste artigo os principais hábitos para prevenir Alzheimer!
Ter uma certa dificuldade para lembrar de listas, nomes de pessoas ou locais é natural de todo ser humano. Entretanto, quando isso passa a ser um problema recorrente e com impacto importante na funcionalidade em geral, pode ser um sinal de Alzheimer.
O que é Alzheimer?
O Alzheimer é um tipo de doença degenerativa, que atinge principalmente a população idosa. É uma doença crônica, na qual ocorre uma deterioração progressiva, global e irreversível na função do cérebro.
Além disso, o Alzheimer vai bem além de não se lembrar de pequenos fatos. Na verdade, é caracterizado por uma perda na funcionalidade laboral e social. O que faz com que lentamente a pessoa vá perdendo o seu poder de executar tarefas, vá apresentando déficit motor, além de alterações na personalidade, na fala, no comportamento e em várias outras questões psicológicas.
LEIA MAIS: Vinagre de maçã serve para quê? 6 utilidades incríveis!
Hábitos de vida e Alzheimer
O Alzheimer surge por danos nos neurônios, que podem sofrer influência também por várias questões, como o sedentarismo, alcoolismo, tabagismo, genética e outros.
Inclusive, a OMS recomenda mudança no estilo de vida como forma de prevenir o desenvolvimento de demência ao longo da vida.
Dessa forma, é possível reduzir o impacto causado nos neurônios e, consequentemente, evitar o surgimento do Alzheimer adotando algumas atitudes. Conheça abaixo os hábitos para prevenir Alzheimer.
5 Hábitos para prevenir Alzheimer
Pratique atividades físicas
A solução para diversos problemas de saúde é a realização de alguma atividade física, e, não seria diferente no caso do Alzheimer.
Realizar cerca de 30 minutos até 5x na semana de algum exercício que envolva o movimento do corpo diminui em até 50% a chance de desenvolver a doença.
Nesse caso, busque fazer algo que te agrade e der prazer, como a dança, natação, judô, tênis, ciclismo, calistenia, etc.
Dormir bem
Um dos principais hábitos para prevenir Alzheimer é dormir bem!
Durante o sono nosso corpo elimina diversas substâncias tóxicas, principalmente as que são produzidas no cérebro, para que não danifique suas células. Por isso, durma no mínimo 8 horas toda noite, para que ocorra a limpeza de forma eficiente.
LEIA MAIS: Conheça 5 benefícios incríveis do cravo-da-índia!
Participar de jogos estimulantes
Sempre que possível, realize jogos que estimulam o cérebro, como palavras-cruzadas, jogos de estratégias, jogo da memória, etc.
No mínimo 15 minutos por dia já apresenta resultados consideráveis.
Dieta saudável
Esse ponto é extremamente importante, pois, já se comprovou que a alimentação influencia diretamente no surgimento do Alzheimer. Por esse motivo, evite alimentos ultraprocessados, ricos em açúcar, sal e gordura saturada.
Além disso, dê espaço para uma alimentação mais rica de frutas e vegetais (principalmente aqueles mais escuros), e peixes ricos em ômega 3, como o salmão, atum e sardinha.
LEIA MAIS: Vinagre de maçã serve para quê? 6 utilidades incríveis!
Peso ideal
Busque estar sempre no seu peso ideal, sendo o IMC recomendado de 18,5kg/m² a 24,9kg/m². Também, esteja atento à composição corporal do seu corpo, devendo ser baixa em tecido gorduroso. Na dúvida, consulte um nutricionista!
Gostou desse conteúdo? Leia mais clicando aqui!
LEIA MAIS: Café da manhã delicioso e saudável: confira as 3 melhores opções para emagrecer!