Itens que você JAMAIS deve colocar no seu micro-ondas

Confira os itens que você deve evitar colocar dentro do seu micro-ondas.

No dia a dia, nem sempre o fogão é a melhor opção para fazer alguma comida quando estamos com o tempo apertado, não é mesmo? No entanto, graças a ciência e a tecnologia, cientistas desenvolveram o micro-ondas. De fato, esse aparelho salva o jovem adulto em muitos momentos da vida. Quando estamos em constante movimento, utilizamos muito esse eletrodoméstico.

Porém, existem alguns itens que não devemos colocar no micro-ondas, e muitas pessoas não sabem disso. Por mais que o seu aparelho seja incrível e uma mão na roda, ele não suporta tudo. Portanto, para usar o micro-ondas com segurança, é necessário identificar o que pode ou não ser colocado dentro dele. Com o intuito de te ajudar, separamos algumas coisas que você não deve colocar jamais dentro do seu micro-ondas. Confira aqui!

Folha de alumínio

Por mais que possa ser divertido ver faíscas voando, isso não é nada legal quando elas se tratam da sua comida. Ocorre que o interior do micro-ondas é feito de metal, logo, ele funciona como um tipo de espelho. Porém, em vez de refletir o seu rosto, o metal reflete as ondas de rádio do micro-ondas.

Essas ondas de rádio emitem uma energia eletromagnética, aquecendo seus itens. Porém, quando você coloca um metal no micro-ondas, as ondas são refletidas no próprio item, fazendo com que a folha de alumínio queime rapidamente e se incendeie. Isso pode, de fato, estragar o seu micro-ondas.

LEIA MAIS: Travessa de vidro pode ir ao forno? Veja como evitar acidentes com esse utensílio!

Sacolas e recipientes de plástico

Inicialmente, é importante deixar claro que você deve deixar todas as suas sacolas de plástico fora do seu micro-ondas! Ocorre que, quando aquecemos o plástico, ele libera o bisfenol A, ou BPA, um composto orgânico usado para tornar o plástico transparente, e ftalatos, que fazem com que ele seja flexível.

Segundo a Harvard Health Publication, o BPA e os ftalatos são desreguladores endócrinos. Ou seja, essas são substâncias que imitam os hormônios humanos, e não são benéficas. Então, a menos que você não esteja interessado em ter uma quantidade significativa de hormônios de sobra, é fundamental que você substitua as sacolas e os potes de plástico por pratos de vidro imediatamente.

Sacos de papel

É necessário esclarecer que os sacos de papel não são todos confeccionados da mesma maneira. Nesse sentido, o saco de pipoca de micro-ondas é um pouco diferente dos demais sacos de papel que você está acostumado a ver nas padarias, por exemplo.

LEIA MAIS: Respirar no saco de papel para se acalmar realmente funciona?

Os sacos de pipoca são equipados com receptores, um tipo de material feito para consumir as ondas de rádio produzidas no micro-ondas. No entanto, os sacos de papel comuns, como os que padarias e mercearias usam, não possuem esses receptores, e podem acabar liberando toxinas e gases quando postos sob altas temperaturas. Como as micro-ondas produzem calor rapidamente, a sacola de papel poderá pegar fogo.

Canecas de viagem

Essas canecas são geralmente feitas de metal ou de plástico. A caneca de plástico libera as substâncias que já mencionamos no tópico sobre recipientes plásticos, e a caneca de aço, por sua vez, fará com que o aquecimento da bebida que você está esquentando não seja efetiva. Além disso, na de aço existe o potencial de causar atrito com a energia emitida, podendo causar problemas.

cozinhaeletrodomésticos
Comments (0)
Add Comment