A taioba é uma planta nativa no Brasil que possui um caule curto e folhas grandes e hoje você irá conhecer os malefícios da taioba!
Essa planta pode atingir até cerca de 1,5 metros de altura e suas folhas tem cerca de 30 a 50 centímetros, sendo incluída em diversas preparações refogadas, cozidas e até fritas.
Junto a isso, sua folha é rica em carboidratos, cálcio, ferro e fósforo, possuindo um bom aporte de nutrientes. Entretanto, se consumida de forma incorreta ela apresenta um grande potencial tóxico. Inclusive podendo levar a quadros sérios de dificuldade respiratória e, nos piores casos, pode levar ao óbito.
Por esse motivo, conheça abaixo os malefícios da taioba!
A taioba é uma PANC!
Plantas Alimentícias Não Convencionais – PANC são aquelas plantas que usualmente não fazem parte da nossa alimentação, não são produzidas em larga escala e não possuem valor comercial, sendo raramente vendidas em mercados.
Dessa forma, para se obter a taioba é necessário ter sua própria produção, ou encontrar um local específico que comercialize a planta.
LEIA MAIS:
- Tapioca para emagrecer? Confira 3 malefícios da tapioca para a sua saúde!
- Qual a dieta para quem tem gordura no fígado? 5 alimentos essenciais!
Existem riscos em consumir a taioba?
Todas as partes da taioba contêm grandes quantidades de cristais de oxalato de cálcio!
O oxalato de cálcio é uma substância extremamente tóxica para os humanos, sendo responsável por irritar a mucosa da garganta, da língua e da boca. Além de poder instantaneamente acarretar edema nessas regiões dificultando e bloqueando a passagem de ar.
Junto a isso, a quantidade de oxalato presente na taioba varia de acordo com a época do ano. Além disso, varia também dependendo se a planta é do tipo mansa ou brava. Entretanto, de qualquer uma dessas formas ainda apresentam riscos para a saúde.
Ademais, o oxalato de cálcio também é uma substância responsável pela formação dos cálculos renais. Portanto, pessoas com riscos de problemas renais e de gota devem ter maior atenção ao consumir a taioba.
Como tornar a taioba segura, evitando os malefícios?
A vantagem é que o oxalato de cálcio é uma substância solúvel em água, bastando cozinhar a planta em água fervente por cerca de 2 minutos, em seguida desprezar a água e enxaguar bem.
Dessa forma, a taioba vai estar totalmente segura para o consumo, sendo muito utilizada como substituta de preparações que levem couve ou espinafre, já que possui características semelhantes de cor, textura e sabor.
Gostou desse conteúdo? Então acesse o site Lê Mundo e confira outras notícias como essa!