Você tem medo de dormir sozinho? Confira então 3 dicas para superar esse medo de vez!
Alguns hábitos são difíceis de largar e isso se torna ainda pior quando eles vêm acompanhados também de algumas sensações, como o medo. Um exemplo disso, é quem sempre dormiu acompanhado, seja com irmãos ou até mesmo com os pais.
Há pessoas que passaram a vida toda dormindo acompanhadas e precisam ir morar em outro lugar e simplesmente ainda sofrem com a fobia de dormir sozinhos. Essa fobia pode ser tanto por conta do escuro, quanto pelo costume de ter alguém para conversar ou amenizar o silêncio até que o sono chegue.
Para ajudar pessoas que sentem essa dificuldade, neste artigo separamos dicas de como superar o medo de dormir sozinho de uma vez! Então se você sofre com isso, não deixe de conferir o artigo na íntegra! Boa leitura!
Como se livrar do medo de dormir sozinho?
Se entregar aos braços de Morfeu não é uma tarefa fácil para todo mundo. Na realidade, além de pessoas que sentem insônia, há também quem não consegue dormir sem alguma pelúcia ou até mesmo sem companhia.
Para essas últimas, algumas dicas podem ajudar:
Evite filmes, livros e séries com temas violentos ou que possam causar medo
Quem nunca assistiu a um filme assustador e teve medo na hora de dormir? Isso também acontece com livros que você realmente gosta de ler, mas que podem ser verdadeiros inimigos do seu sono.
Por isso, evitá-los, principalmente próximo ao horário que você vai descansar, é uma ótima maneira de ajudar a se livrar do medo de dormir sozinho.
Tente diminuir o nível de estresse
Alguns dos principais sintomas da dificuldade de dormir sozinho são o estresse de ficar pensando muito sobre problemas e estresses do dia a dia ou até mesmo por traumas com pesadelos.
Ao diminuir o nível de estresse que você se submete, as chances de ter pesadelos ou se perder em pensamentos antes de dormir retardando o descanso são menores.
Buscar ajuda psicológica
Algumas pessoas realmente têm traumas por terem dormido sozinhos em algum momento da vida. Outras já têm fobia do escuro, de barulhos noturnos ou da junção de todos esses fatores.
Nesses casos, nem sempre é tão fácil assim apenas mudar a rotina diária acreditando que o hábito de dormir facilmente sozinho será fácil de adotar. Na realidade, talvez uma ajuda terapêutica seja necessária. Se esse for o seu caso, não se prenda a tabus e procure um profissional.
LEIA MAIS: Tomar melatonina é bom? Entenda os riscos e se você deveria tomar!