Qual o melhor horário do dia para fazer exercícios e emagrecer? São tantas as correntes de estudo e teorias que acabamos confusos com o volume de informações. O ponto em comum é a importância das atividades físicas, não só para perder peso, como para a saúde. Por outro lado, os resultados vão depender de fatores diversos, incluindo sua rotina e disposição.
Malha de manhã é melhor para emagrecer?
Estudos realizados pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos, indicam que o treino matutino tem melhor resultado na perda de peso. Os pesquisadores chegaram a essa conclusão após acompanharem 375 pessoas que se exercitavam regularmente. Destas, aquelas que emagreceram mais malhavam antes do meio-dia.
Um ponto importante sobre atividades físicas pela manhã é que não se trata, apenas, de potencializar a queima de gordura. Este é um horário bom para ativar um fluxo mais saudável ao longo do dia. Isto é, você adota uma dieta mais equilibrada, além de reduzir os níveis de ansiedade e estresse.
Ok, mas e se a pessoa não pode malhar de manhã, em razão da rotina? Não emagrece se malhar à tarde ou à noite? Não necessariamente! A verdade é que o melhor horário para fazer exercícios e emagrecer depende da sua disponibilidade e disposição. Se você só tem à noite para treinar, esse é o seu melhor horário.
Ainda, cada um tem aquele momento do dia em que se sente mais disposto, já percebeu? Que tal obedecer seu corpo e treinar nesse horário? A explicação está no estímulo que seu próprio organismo dá para acelerar o metabolismo e, consequentemente, emagrecer, especialmente com atividades mais intensas.
Regularidade e intensidade
Sabe que fator também implica nos resultados relacionados à perda de peso? A regularidade do horário. Lembra da pesquisa com 375 pessoas da Universidade de Brown? Então, os estudos também indicaram que quem treinou na mesma hora, todos os dias, não só emagreceu quanto também manteve o peso.
Deste modo, malhar sempre na mesma hora do dia, seja de manhã, à tarde ou à noite, ajuda a alcançar níveis mais intensos de atividade física. Consequentemente, há maior perda de peso. Mas, então por que, nesta pesquisa, concluiu-se que a manhã é o melhor horário para fazer exercícios e emagrecer?
O estudo mostrou que a maior parte das pessoas que malhava regularmente e obteve bons resultados treinava pela manhã. Além de estimular o fluxo saudável ao longo do dia, observou-se que, nas primeiras horas do dia, há menos fatores impeditivos, como trabalho e outras preocupações. Isso contribui inclusive com a assiduidade.
LEIA MAIS:
- 5 aparelhos eletrônicos realmente úteis para quem pratica corrida
- 4 Dietas estranhas que você nem imaginava que existiam!
Eu posso malhar em jejum?
A fonte de energia para a prática de atividades físicas e sistema nervoso é a glicose, proveniente da ingestão de alimentos. Quando a pessoa malha em jejum, o organismo não tem de onde tirar glicose, certo? Ao mesmo tempo, não pode ficar sem energia. Como meio de proteção, o corpo tem a gordura como fonte de energia.
Então, o certo é malhar em jejum para emagrecer? Não para todo mundo! Algumas pessoas têm náuseas, desmaios e crises hipoglicêmicas, especialmente quando o jejum passa de 30 minutos e o treino é pesado. Portanto, o correto é buscar orientação médica para ter a dieta pré-treino adequada.
É verdade que treinar no final do dia é bom para emagrecer?
Vamos de mais estudos? Desta vez, realizados pelo Instituto Mary MacKillop, na Austrália. Neles, 24 homens foram divididos em dois grupos, um malhando pela manhã e, o outro, às 18h30, praticando a mesma atividade. Também foi prescrita uma dieta específica, uma vez que os pacientes eram todos obesos.
No quinto dia, os pesquisadores identificaram que os exercícios no final do dia associados à dieta mais rigorosa tiveram mais impacto que no grupo que se exercitou pela manhã. Não houve uma razão exata para os resultados, mas uma hipótese foi a de que, com no corpo aquecido ao longo do dia, os músculos mostraram reações imediatas.
Por outro lado, há a ideia de que, na parte da tarde, o metabolismo desacelera, mas com os exercícios, volta a acelerar. Daí, o organismo perde calorias.
Conclusão: o melhor horário para fazer exercícios e emagrecer é aquele em que você está disponível! Ainda que cada organismo reaja de forma diferente e, de fato, haja momentos do dia de maior efetividade, o importante é manter a prática de atividades físicas. A constância é benéfica não apenas para o emagrecimento, mas para a própria saúde.
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.