“Gatos são traiçoeiros e não gostam de gente”. Quantas pessoas doaram ou simplesmente abandonaram seus bichanos acreditando nesse mito? Pior, quantos bichinhos deixaram de ser adotados por famílias com crianças por medo de ataques? Saiba que os animais são, sim, dóceis, principalmente as raças de gatos que melhor socializam com crianças.
O que, às vezes, nutre essa aversão aos gatos é a falta de compreensão com o comportamento dos felinos. Ao contrário dos doguinhos, normalmente festeiros e mais carinhosos, gatos são independentes. Ademais, têm seu próprio tempo para demonstrar e receber carinho.
Entretanto, essa característica não os fazem ser menos indicados para quem tem bebês ou filhos menores em casa. Pelo contrário, ambos podem ser verdadeiros irmãozinhos ou irmãzinhas. Basta, apenas, paciência e respeito ao tempo do outro.
As melhores raças de gato para crianças
Persa
A bola de pelos ronronante é tão dócil quanto sua carinha indica. Por isso, é uma das melhores raças de gato para crianças. Calmo e adaptável, adora um carinho e não reclama de colo. Mais ainda, socializa bem com outros animais.
Maine Coon
É grandão? É! Deixa um verdadeiro tapete de pelos pela casa? Deixa. Mas, pense em uma raça adorável para quem tem crianças! Sociável, é uma excelente companhia, até por ser também muito dócil. Sem falar no quanto é independente!
LEIA MAIS: 7 sons que os gatos gostam de ouvir – Veja quais são eles!
Siamês
Muito elegante, o gato siamês é também uma das melhores raças para quem tem criança. Quer saber os motivos?
- adora carinho
- normalmente tem porte menor
- é companheiro
- fica sempre perto da família
- esbanja simpatia
Adotando um gatinho siamês, tenha certeza de que será um companheirão para as crianças.
Ragdoll
Outra bola de pelos ambulante, o ragdoll até pode ser de grande porte, mas seu tamanho é diretamente proporcional à personalidade dócil. Manhoso, não vai querer trocar o colo da sua criança por nada desse mundo.
Angorá
Os angorás estão entre as mais comuns e melhores raças de gato para crianças. Embora tenha uma personalidade mais forte, gosta de carinho e atenção. Ademais, costuma ser bem sociável. Porém, tem seu limite quanto ao colo, basta apenas respeitar sua vontade.
LEIA MAIS: Conheça 8 insetos perigosos para os gatos – Saiba como protegê-los!
American Shorthair
Muito inteligente, essa raça se adapta bem a casas pequenas, um dono só, famílias menores ou casa cheia. Ou seja, topa qualquer ambiente! Por ser muito atento, esse gato é ótimo para quem tem crianças e um companheirão nas brincadeiras.
British Short/Longhair
A raça que é modelo de uma marca de petiscos e já até atuou em série de televisão, está, também, entre as melhores para crianças. Tranquilo e altamente adaptável, se dá bem com crianças seja qual for o tamanho da casa.
Sagrado da Birmânia
Brincalhona e muito inteligente, esta é, sem dúvidas, uma das melhores raças de gato para crianças. Primeiro, por ser carinhoso e bem manhoso, por isso, vive ronronando e pedindo colo. Em segundo lugar, por ser muito adaptável.
Cornish Rex
Basta olhar para a carinha de um gatinho da raça Cornish Rex para saber o quanto é bom para criança. Ativo e muito brincalhão, será um companheiro para as travessuras, além de esbanjar carinho. Sem falar no quanto gosta de colo!
LEIA TAMBÉM: Por que gatos não gostam de água? Entenda os motivos!
Havana Brown
Um doce de gato, é muito carinhoso e até um tanto quanto dependente dos donos. Isso significa que adora um colo, mesmo de estranhos. E, por precisar ser sempre estimulado com brincadeiras, vai adorar brincar com as crianças.
Himalaio
Encerrando nossa lista das melhores raças de gato para criança, o himalaio adora brincar. Porém, ainda que mais ativo que a maioria dessa lista, prefere que suas brincadeiras sejam mesmo dentro de casa. Por isso, é ideal para quem mora em apartamento.
Relação gatos x crianças: como fazer dar certo?
Um dos maiores medos das famílias é que gatos ou crianças se machuquem. Mas, com alguns cuidados, essa relação pode dar muito certo!
- orientar a criança a não apertar o gatinho com força
- mostrar que não se deve pegar o gato pelo rabo, cabeça ou pescoço
- ensinar a criança a adotar sempre um comportamento dócil, carinhoso e respeitoso
- incentivar a criança a deixar o gato vir a elas primeiro, preferencialmente enquanto estiver sentada
- deixar que gatos e crianças brinquem, primeiro, na presença de um adulto, até se adaptarem
- incentivar a usar brinquedos específicos para gatinhos
Ter um pet em casa é altamente saudável para as crianças, inclusive pelo estímulo à afetividade.
Viu só como há várias raças de gato boas para criança? O ideal é que o respeito e amor pelos animais sejam incentivados desde cedo. Além dos gatos, veja também quais são as raças de cachorro que normalmente não mordem. Quem sabe você não cria uma família de pets em casa?
Quer ler mais conteúdos como este? Acesse o Lê Mundo e confira mais informações úteis e curiosas.