Por mais estranho que isso pareça, existe um boato de que elefantes têm medo de ratos. Inclusive, nas telinhas que contemplam a sétima arte, por mais que muitas vezes esses animais acabem tornando-se amigos após se conhecerem, a visão do receio por parte do elefante é sempre retratada.
Desse modo, um exemplo ótimo disso é o próprio filme do “Dumbo”, no qual Timothy, quando aparece para os elefantes do circo, acaba causando grandes confusões. Em vista disso, é válido mencionar que os desenhos não retratam a realidade propriamente dita. De acordo com as análises feitas de forma científica, pragmaticamente, a resposta para essa questão é simples: não, os elefantes não têm medo de ratos.
O que falam os estudos acerca dos elefantes e ratos?
De fato, existe uma experiência que mostra a verdadeira relação entre os roedores e os maiores mamíferos terrestres. Essa experiência consiste em um teste simples que tenta simular esse susto por parte dos mamíferos gigantes em relação aos ratos. À vista disso, um treinador de elefantes de um circo internacional famoso, segurou vários ratos brancos e mostrou os animais para cada elefante que fazia parte da manada no circo.
LEIA MAIS: Você sabia que animais já foram para o espaço? Veja a história deles!
Enquanto isso, um repórter da revista americana ABC, que estava presente durante esses testes, enfatizou que nenhum dos elefantes esboçou alguma preocupação, demonstrando que não se importavam nenhum pouco com a presença dos ratos. Levando isso em consideração, essa teste acaba contribuindo diretamente com os resultados obtidos pelo pesquisador F.G. Benedict.
O estudo feito por Benedict, nos anos de 1930, demonstrou que esse medo que elefantes supostamente teriam dos ratos é efetivamente um boato. Em seus estudos, o pesquisador colocou alguns desses roedores no território dos elefantes em um zoológico. No entanto, nenhum dos mamíferos gigantes demonstrou reações significativas acerca da presença dos pequenos animais. Inclusive, quando os ratos subiam na pele dos elefantes, nada acontecia. Eles não se importavam.
Se os elefantes não possuem medo de ratos, como surgiu esse boato?
Em síntese, de acordo com a etóloga Joyce Poole, especialista em elefantes, é sabido que esses animais não possuem medo de roedores. “O que pode acontecer é eles tomarem um susto se algum rato ou camundongo passar correndo diante deles, destaca a pesquisadora.
De acordo com Joyce, essa estória não está totalmente incorreta, possuindo, portanto, um fundo bem pequeno de verdade. De acordo com a etóloga, era comum que os elefantes de zoológico ou até mesmo de circos ficassem presos por correntes em jaulas fechadas, sob suas próprias fezes e, consequentemente, condições insalubres.
Dessa maneira, ficando em pé sobre sua própria urina e excrementos, isso tudo atrelado à falta de mobilidade e atividade física, os animais acabam sofrendo com graves infecções nas patas e, por consequência, esses ferimentos atraíam ratos.
Portanto, a única saída que os animais tinham acerca dessas condições era, efetivamente, pisotear os ratos. Então, ela estima que essa questão tenha contribuído fortemente para a criação desse boato de que elefantes têm medo de ratos.
LEIA TAMBÉM: Por que gatos não gostam de água? Entenda os motivos!
Então, o que dá medo aos elefantes?
Alguns estudos feitos no ano de 2010 indicam que os mamíferos com o porte do elefante, herbívoros, evitam fazer a ingestão de plantas que possuem infestações de formigas. Na realidade, o motivo desse medo está atrelado ao fato de que esses pequenos insetos podem acabar entrando dentro das trombas dos elefantes, causando um grande desconforto nos animais.
Além disso, cientistas também perceberam que os elefantes possuem um grande receio de abelhas. Inclusive, essa condição dos elefantes em relação às abelhas, intriga os cientistas a estudarem a possibilidade de poder fazer o uso desses insetos no intuito de dispersar as manadas desses animais quando invadem campos de cultivo e áreas que possuem um número significativo de habitantes.
Gostou de saber essa curiosidade? Confira outros conteúdos como este no Lê Mundo.