A musculação é um tipo de exercício físico que tem sido cada vez mais praticado por diversas pessoas ao redor do Brasil. Isto porque, essa é uma excelente estratégia para homens e mulheres que desejam adquirir um corpo bem definido e, claro, saudável.
Desse modo, já passou o tempo em que se acreditava que a musculação era um exercício exclusivo para as pessoas magras que desejavam construir massa muscular. Estando cada vez mais presente na rotina de quem deseja perder peso ou, até mesmo, para quem busca apenas a manutenção da saúde.
Por exemplo, a musculação é uma ótima opção para melhorar a massa óssea e previnir doenças como osteoporose. Além de ajudar a controlar os níveis de glicemia e de colesterol.
Pensando nisso, no artigo de hoje, nós vamos te contar quais são os mitos e verdades que ainda estão relacionados ao mundo do emagrecimento e musculação. Confira a seguir!
Mitos e verdades que envolvem a musculação no processo de emagrecimento
Indivíduos que praticam exercício físico com o objetivo de emagrecimento precisam fazer musculação
VERDADE.
Acontece que a musculação é uma modalidade de exercício que, além de evitar possíveis lesões por ajudar a fortalecer e estabilizar as articulações.
Além disso, ela também aumenta a resistência do nosso organismo e gera um excelente gasto calórico durante a atividade. Sem contar que os músculos gastam mais energia. Portanto, ao aumentar a sua massa muscular, você aumentará também o seu gasto metabólico basal.
Sendo assim, a pessoa fica até mais disposta para praticar exercícios aeróbicos de alta intensidade, já que o seu desempenho ficará melhor.
Quem já faz musculação constantemente não precisa fazer exercícios aeróbicos
MITO.
O recomendado é que você sempre combine as duas modalidades de exercícios: musculação e aeróbico. Afinal, uma não tira a importância da outra, mas sim, são grandes aliadas quando estão juntas.
Isto porque, enquanto o exercício aeróbico ajudará a acelerar o seu metabolismo, a musculação ficará responsável pela sua construção muscular. Com isso, ao ter um metabolismo mais eficiente, você conseguirá perder peso e, consequentemente, os seus músculos ficarão mais definidos e aparentes.
Porém, o ideal é que você faça a musculação e o exercício aeróbico em momentos diferentes, para que a execução do aeróbico não tire a sua energia e reduza o desempenho no treino de peso.
Quanto mais massa muscular você tem, mais acelerado fica o seu metabolismo
VERDADE.
Quando o indivíduo possui uma maior quantidade de massa magra em comparação à massa gorda, ele tende a ter um consumo energético maior, o que torna o seu metabolismo acelerado. Dificultando também para o acúmulo de gordura.
Quanto maior for a quantidade de treino, mais massa muscular se ganha
MITO.
O processo de ganho de massa muscular depende muito mais de qualidade do que de quantidade. Sendo assim, não vai adiantar nada exagerar na frequência ou na intensidade dos treinos durante a musculação, podendo gerar até efeitos contrários, como lesões musculares e articulares.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!
LEIA MAIS: