Há algum tempo, vem se discutindo a ideia de misturar cafeína com álcool. De acordo com alguns estudos, ao misturar essas substâncias, a cafeína pode camuflar os efeitos negativos que o álcool proporciona. No entanto, essa mistura também pode fazer com que o seu coração acelere e os químicos do seu cérebro responsáveis por regular o sono se desestabilizem. Logo, essa mistura pode ser mais complexa do que parece.
Quais são os efeitos de misturar álcool com cafeína para a nossa saúde?
De fato, misturar uma bebida energética, que contém alto teor de cafeína, com álcool é algo normal entre jovens. Geralmente, as misturas ocorrem entre vodca e energético, por exemplo. Porém, bebidas energéticas têm o potencial de mascarar os efeitos do álcool, o que pode fazer com que você beba muito mais do que deveria por não sentir tais efeitos.
Nesse sentido, é fundamental deixar claro que nenhum estudo até agora provou a segurança de misturar essas duas substâncias, especialmente devido às variações que podem ocorrer no teor de cada uma delas, dependendo das bebidas.
Assim, como não existe um volume ou proporção padrão para consumo, é bem difícil determinar o quão seguros podem ser os efeitos. Mesmo em testes realizados em ambientes controlados, os resultados das pesquisas se mostraram inconclusivos. Alguns dos motivos para isso são que pessoas metabolizam essas substâncias em taxas diferentes, sensibilidade à cafeína e certos hábitos de vida.
Porém, o que pode ser afirmado com certeza, conforme a ciência médica, é que misturar álcool com cafeína pode aumentar a pressão arterial, o que também aumenta, por consequência, o risco de derrame, infarto e cardiopatia. Além disso, outro efeito colateral dessa mistura é causar batimentos cardíacos irregulares (fibrilação atrial). Ou seja, se você é uma pessoa que possui problemas cardiopáticos, deve evitar a mistura de cafeína com álcool.
LEIA MAIS: 9 Problemas causados pelo consumo frequente de energético! Confira!
Os perigos de misturar bebidas alcoólicas e energéticas
É importante destacar que a FDA adverte o consumo de bebidas que misturam álcool e cafeína. Segundo um estudo, estudantes que ingeriram bebidas com cafeína e álcool mostraram maior compulsão pelo álcool em relação a pessoas que não fizeram essa mistura. Além disso, nesse mesmo estudo, mostrou-se que quem ingere drinks com cafeína e álcool bebe seis vezes mais do que pessoas que não fazem isso.
Ainda, muitos pensam que essa mistura é genial porque o álcool geralmente deixa as pessoas sonolentas e a cafeína deixa-as acordadas, sugerindo uma espécie de pseudo equilíbrio. No entanto, a realidade é que a cafeína no máximo deixará as pessoas mais alerta.
De fato, o café pode trazer essa sensação, bem como aumentar o tempo de reação do álcool no organismo. No entanto, ele não pode reduzir sua eliminação ou as concentrações do álcool no seu sangue. Mais estudos precisam ser feitos para compreender completamente como se dá os efeitos dessa mistura no corpo humano. Até lá, evitar beber demais esse tipo de mistura pode ser uma boa ideia.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Lê Mundo!