A água é a fonte da vida. Ela está presente na grande maioria dos alimentos, atmosfera, em seus estados sólido, líquido ou gasoso. Que a água faz bem para a saúde, melhorando a qualidade da pele e ajudando na perda de peso, isso todo mundo já sabe.
Para isso, devemos consumir em torno de 2 litros de água todo dia, para manter nosso corpo hidratado, nossos músculos fortes, além de realizar exercícios. Entretanto, você já parou para pensar o que ocorre se bebermos água demais? Descubra abaixo!
O que acontece se beber água demais?
Dizem que a diferença entre o remédio e o veneno é a dose. Com a água não é diferente! Sendo assim, ela pode ser um veneno para o corpo quando em excesso, causando intoxicação, interrupção de funções corporais e a morte de diversas células.
LEIA MAIS:
- Confira 5 sintomas de quem bebe pouca água!
- 5 Curiosidades sobre o cérebro feminino que você provavelmente não sabia!
Isso ocorre, pois o citoplasma de todas as células é feito em sua maioria por água. Assim, quando há o seu excesso na corrente sanguínea, ela tende a entrar no citoplasma. Como consequência, as células incham, sendo denominadas de células turgidas.
Basicamente, o processo é bem simples, pois se trata de diferenças de concentrações. Como o meio fora da célula está mais rico em água, parte dela se desloca para dentro para equilibrar os dois meios (dentro e fora da célula).
Dessa mesma forma, quando isso ocorre com as células cerebrais, é possível que você sinta tonturas, confusão, e até uma interrupção total da função cerebral.
Sintomas de que está bebendo muita água
O primeiro ponto é a cor da urina. A urina nunca deve ser amarela concentrada, pois isso indica que está desidratado. Entretanto, caso a urina esteja frequentemente transparente, como se fosse água, isso é um importante sinal de que o consumo de água está alto.
Também, é possível que você sinta enjoos constantes e até vomite, pois a hiperidratação provoca sintomas semelhantes ao da desidratação. Junto a isso, você também se sentirá mais fraco, já que o excesso de água diminui a presença de eletrólitos, responsáveis por contração muscular.
Por fim, a dor de cabeça latejante durante todo o dia pode acontecer, decorrente do fato das células do cérebro estarem inchadas, pressionando-as contra o crânio!
Gostou de saber o que acontece se beber água demais? Importante ter em mente o equilíbrio! Clique aqui para ler outros conteúdos como esse!