Costuma segurar as fezes? Veja os problemas que podem surgir com essa prática!

O ideal é defecar ao menos 1 vez por dia!

Para muitas pessoas ir ao banheiro no trabalho, na casa de um amigo ou do seu parceiro, pode ser algo extremamente desconfortante. Essas pessoas têm dificuldades de defecar longe da tranquilidade de casa, e acaba prendendo as fezes.

Entretanto, defecar é um processo natural da grande maioria dos seres vivos que possuem um trato gastro-intestinal.

Assim, quando seguramos a evacuação por longos períodos, estamos indo de encontro à nossa necessidade biológica, podendo causar sérios malefícios a nossa saúde. Veja abaixo o que acontece se segurar as fezes.

O que acontece se segurar as fezes?

Suas fezes ficarão mais ressecadas

Se você tende a segurar a evacuação por medo da dor, sinto lhe informar que quanto mais tempo você segura, mais secas suas fezes irão ficar, e mais dor elas irão causar!

A parte final do nosso intestino, conhecido como intestino grosso e cólon é responsável por extrair a maior quantidade de água das nossas fezes.

Sendo assim, quanto mais tempo o bolo fecal fica parado nessa secção intestinal, mais água será puxada dele, e assim mais ressecado e duro ele irá ficar.

LEIA MAIS:

Fissuras anais

O resultado mais frequente dessas fezes mais secas é a formação de fissuras anais devido à passagem de fezes endurecidas que provocam lesões no ânus quando precisamos defecar. Dessa forma, é comum o aparecimento da dor ao defecar e sangue no vaso.

Segurar as fezes pode causar hemorroidas

Todo esse esforço repetitivo para defecar as fezes secas e endurecidas levam à constipação intestinal. Como consequência, é bastante comum o dilatamento dos vasos sanguíneos da região perianal.

Dessa forma, as veias dilatadas e mais salientes provocam bastante coceira, dor anal, sangramentos constantes, dificuldade ao sentar e ao andar.

Aumento de gases e infecções

Fezes retidas no intestino são um prato cheio para bactérias crescerem e fermentar dentro do intestino. Essa fermentação causa distensão abdominal, com aumento de gases e sensação de empachamento.

Além disso, quanto mais bactérias presentes no cólon, maior o risco de uma infecção causada pelas fissuras anais, pois uma bactéria pode atingir a circulação sanguínea e provocar outras doenças.

Gostou deste artigo. Acesse o Lê Mundo para ler outros conteúdos relacionados interessantes!

bem-estarcorpo humanosaúde
Comments (0)
Add Comment