Produtos para a pele costumam durar bastante tempo, pois são utilizadas pequenas quantidades diariamente. No entanto, é importante observar a data de validade desses produtos, especialmente após abertos, pois podem ocorrer alterações em sua formulação quando em contato com o ambiente e outros produtos ao longo do tempo.
Utilizar produtos para a pele vencidos não é recomendado, pois podem causar problemas devido à degradação de seus componentes. Mas quais são os riscos desse uso? Confira no texto abaixo.
Quais são os perigos do uso de produtos para a pele vencidos?
Os riscos variam de acordo com os componentes presentes no produto. Alguns, quando vencidos, apenas perdem sua eficácia, tornando seu uso desnecessário, pois não oferecem mais benefícios para a pele.
LEIA MAIS: 7 hábitos bobos, mas que fazem a sua pele envelhecer bem mais rápido
A data de validade indica o período em que os componentes começam a perder eficácia e, dependendo da fórmula, a perda de algum efeito protetor pode levar a irritações na pele. Além disso, é possível perceber que alguns produtos vencidos mudam de aspecto e cheiro.
Entre os perigos que produtos vencidos podem causar, estão irritações na pele, como coceira e vermelhidão, e também infecções, especialmente quando utilizados de forma inadequada, principalmente aqueles propensos ao crescimento de bactérias.
Quando devo descartar os produtos vencidos?
Isso depende do produto e do tempo que ele foi aberto. Produtos de tratamento para a pele costumam ter validade de um ano, mas, após abertos, essa validade cai para seis meses. Portanto, é importante descartá-los após esses períodos.
Os hidratantes para a pele têm variações em seu tempo de validade, mas geralmente duram de dois a três anos quando lacrados. Após abertos, a validade diminui para um ano. Além disso, é necessário observar o aspecto do produto. Se ele apresentar qualquer alteração na consistência, cheiro ou aparência, interrompa o uso e descarte imediatamente.
Lembre-se de ter um cuidado especial com produtos destinados à região dos olhos, boca e área íntima, pois essas partes do corpo são mais sensíveis. Alergias ou infecções nessas áreas são mais propensas, portanto, evite usar produtos com prazo de validade expirado.
LEIA TAMBÉM: Creme caseiro para combater rugas e ter uma pele radiante – confira
E se o produto não estiver vencido?
Se o produto apresentar problemas mesmo estando dentro do prazo de validade, é recomendado entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente (SAC) da empresa para solicitar reembolso ou troca do produto.
O uso do produto também deve ser interrompido se você notar algum sintoma após o uso, como coceira, vermelhidão ou erupção cutânea. Caso o produto esteja em perfeitas condições e dentro do prazo de validade, é possível que você esteja tendo uma reação alérgica a algum componente.