A dor desviada é uma grande conhecida de atletas, principalmente dos corredores. Ela é aquela dor lateral, que parece uma facada nas costelas, que costuma ocorrer durante exercícios. Ela pode passar com o tempo, mas até isso acontecer pode comprometer o desempenho da atividade.
Estudos mostram que pelo menos 70% dos corredores já experimentaram alguma vez essa dor, mas ela é comum também em atletas do ciclismo, nadadores e em outras categorias de esporte.
Mas você sabe por que isso acontece? Existem algumas teorias para isso, mas os cientistas ainda divergem sobre o assunto. Vamos te explicar um pouco mais sobre isso para que você consiga evitá-la.
LEIA MAIS: Você sabia que este alimento comum pode ser um aliado contra a depressão?
O que causa a dor desviada?
Uma das teorias é que a dor aconteça pelo excesso de uso do músculo diafragma, que é utilizado no processo de expiração. Quando se está em uma atividade intensa, ele pode apresentar câimbras ou espasmos, que é a dor que os atletas sentem.
Outra teoria é que a dor seja causada pelo fato de os órgãos pularem durante os exercícios de alta intensidade. No entanto, muitos duvidam dessa teoria, devido ao baixo impacto de esportes como ciclismo e natação, bem como o fato de os atletas também sentirem a dor.
Algumas outras teorias, como a falta de aquecimento antes do exercício, ingestão de bebidas açucaradas e não ter uma técnica de respiração adequada durante a atividade, também existem. No entanto, tudo indica que a dor tem a ver com o peritônio.
O peritônio é um revestimento da cavidade abdominal que envolve os órgãos. Ele costuma ter um fluido para que as camadas dos órgãos não encostem nas outras. No entanto, alguns hábitos podem aumentar ou diminuir este fluido.
Comer muito faz com que as camadas dos órgãos se expandam, e uma hidratação inadequada faz com que o fluido diminua. Sendo assim, a dor pode ser resultado do atrito entre as camadas dos órgãos.
LEIA TAMBÉM: Qual é o tempo de treino necessário para aparecer o resultado?
Como evitar a dor desviada?
Você pode evitar algumas atitudes para não sentir essa dor durante os exercícios, como não comer muito próximo a treinos muito intensos, dando um intervalo de pelo menos duas horas.
Além disso, é bom evitar consumir alimentos ricos em fibras e gorduras, bem como bebidas açucaradas. O ideal é prestar atenção em tudo que você come antes do treino, para que depois possa relacionar quando sentir a dor.
Outra dica é aumentar a força muscular central, ou melhorar seu condicionamento físico, porque é comum que isso aconteça com praticantes inexperientes.
Se você vier a sentir a dor desviada em meio ao exercício, o melhor a se fazer é parar por alguns minutos, já que ela costuma desaparecer em pouco tempo. Em meio a uma competição você pode respirar fundo e lentamente, para que seu corpo relaxe sem precisar parar.
Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.