Qual é mais perigoso: vape ou cigarro?

Veja as diferenças de cada um e quais os riscos para a saúde

O que é pior vape ou cigarro? Confira!

O cigarro tem se demonstrado um grande mal para a saúde da população. Isso porque a sua fumaça tóxica está relacionada diretamente ao surgimento de diversas doenças e problemas de saúde, como o câncer, dificuldade respiratória, cardiopatias, infarto, etc.

Por esse motivo, muitas pessoas tem tentado substituir o cigarro pelo vape, que é um tipo de equipamento eletrônico, que libera vapor proveniente de uma essência. Entretanto, talvez a substituição do cigarro pelo vape não seja uma das melhores opções. Entenda abaixo o que é pior vape ou cigarro.

LEIA MAIS: Confira 5 sintomas de quem bebe pouca água!

O que é pior vape ou cigarro?

O vape apresenta riscos?

Mesmo com um número menor de substâncias químicas, quando comparado ao cigarro, o vape ainda sim apresenta diversos riscos! Um exemplo é a alta dose de nicotina presente nas essências utilizadas no vape. Essa dose de nicotina pode causar dependência e danos cerebrais.

Além disso, essa essência líquida é extremamente perigosa em casos de inalação direta, ou em caso de ingestão da substância ou caso ela entre em contato com a pele.

Além disso, o vape é responsável por produzir radicais livres. O que, juntamente com os seus compostos químicos, como o diacetil e metais pesados, estão diretamente relacionados com o câncer.

Por fim, se tratando dos danos a longo prazo, pouco se sabe sobre o vape. Por isso, é necessário ter uma atenção redobrada ao seu uso.

Até o momento, já se comprovou que o vape danifica os pulmões. Além de enfraquecer o sistema imunológico e poder retardar o desenvolvimento de fetos, bebês, crianças e adolescentes.

LEIA MAIS: Consumir álcool faz mal ao coração? Confira!

Qual é o melhor?

Por esses motivos, nem o fumo e nem o vape é benéfico a saúde. Comparando os dois produtos, o vape pode produzir efeitos a curto prazo menos potentes do que o cigarro, apresentando-se como uma hipótese marginalmente melhor.

Porém, de forma alguma isso representa que o vape é seguro para o corpo. Pois, ambos compartilham os mesmos efeitos negativos aos pulmões. Além de risco elevado de câncer.

Por fim, se o intuito é trocar o cigarro pelo vape, na tentativa de parar de fumar, esse não é o método mais indicado. O ideal é buscar os métodos já comprovados e aprovados, que não tragam outros riscos a saúde.

Gostou desse conteúdo? Descubra mais aqui!

cigarro
Comments (0)
Add Comment