Você sabe o que fazer para viver mais?
Muitas pessoas acreditam que a nossa expectativa de vida está relacionada apenas à genética.
É claro que a genética tem grande influência no surgimento de doenças e na saúde em geral. Entretanto, nossos hábitos de vida são ainda mais importantes para promover uma maior longevidade.
Por esse motivo, é importante conhecer o que fazer para viver mais, quais alimentos consumir e quais atividades praticar, para se manter longe de doenças e, de preferência, viver por mais de 100 anos!
LEIA MAIS: Conheça as 5 principais causas da osteoporose e saiba como se prevenir!
O que fazer para viver mais?
Inclua os alimentos in natura na alimentação cotidiana
Os alimentos in natura são aqueles que são extraídos da natureza para o consumo, como as frutas, legumes, vegetais, leguminosas, cereais, grãos e muitos outros.
Esses alimentos são a base de uma alimentação saudável, responsável por diminuir drasticamente o risco de muitas doenças, inclusive aquelas com influência genética.
Diversos estudos já relatam que uma dieta rica nesses alimentos, com bastante variedade, é responsável por diminuir a chance de uma morte prematura, depressão, câncer e danos cerebrais. Inclusive, dietas vegetarianas apresentam bons resultados pelo alto consumo de frutas e verduras.
LEIA MAIS: Confira os aplicativos ideais para quem chegou na 3ª idade!
Exercite a mente
A mente humana é facilmente atingida pelo processo de envelhecimento, o que reduz consideravelmente a expectativa de vida.
Dessa forma, mantenha uma mente ativa, realizando atividades que exijam raciocínio lógico, cálculos e imaginação.
Essas atividades podem parecer bobas, mas completar uma simples palavras-cruzadas já demonstra vários benefícios.
LEIA MAIS: Alongamento errado: não cometa esses 5 erros comuns! Confira!
Exercite o corpo
Pessoas sedentárias vivem menos. Para ser um idoso ativo, bem lúcido e independente, é necessário que você comece a prática de exercícios a partir de agora.
Com isso, você estará se protegendo contra doenças e prolongando a sua vida.
LEIA MAIS: Água com sabor de abacaxi? Veja como fazer e os seus 4 principais benefícios!
Coma boas fontes de gorduras
Nozes e óleos vegetais são importantes fontes de gorduras boas. As nozes também são ricas em proteínas, fibras, vitaminas e minerais importantíssimos como o folato, selênio, vitamina E e magnésio.
No caso dos óleos, os de origem vegetal como o óleo de soja, canola e oliva devem fazer parte de nossa alimentação, mas utilizado em sua forma natural, evitando frituras e o consumo em excesso. Além disso, o ômega 3, é uma gordura mais relacionada com a proteção cerebral.
Seja feliz
Por fim, para uma vida longa é necessário que sejamos felizes. Um idoso que vive deprimido, sozinho, longe das pessoas que ama não conseguirá ter forças para se manter bem. Por isso, se cerque de quem você gosta, faça atividades que sejam prazerosas para você e busque a felicidade.
Gostou deste artigo? Então confira no nosso site LêMundo e leia muitos outros conteúdos como este!