Os primeiros meses dos gatinhos são os mais delicados, sendo fundamental saber o que gatos filhotes podem comer de acordo com sua idade. Assim, é necessário que haja uma alimentação bem equilibrada e nutritiva para que eles tenham todos os nutrientes necessários para crescem fortes e saudáveis.
Sendo assim, o gato filhote precisa passar por algumas etapas até chegar na alimentação dos gatos adultos. Com isso, é necessário que ele passe pela amamentação, em seguida o desmame e, por fim, a ração.
Por isso, no artigo de hoje, você vai descobrir o que gatos filhotes podem comer em cada uma dessas etapas para que eles se desenvolvam cheios de saúde. Confira a seguir!
O que gatos filhotes podem comer nas 3 fases de desenvolvimento
Fase da amamentação
O leite materno é o alimento mais completo e nutritivo para os filhotes de gatos. Desse modo, ele deve ser exclusivo desde que eles nascem até completarem o 1º mês.
No entanto, não é incomum que algumas pessoas encontrem filhotes de gato separados de suas mães. Neste caso, é aconselhável que eles sejam alimentados com uma fórmula indicada para esses felinos.
Isto porque, o leite artificial é muito parecido com o leite materno. Logo, ele possui os principais nutrientes que são necessários para o bom crescimento do animal. No entanto, é muito importante que essa fórmula seja indicada pelo veterinário, já que ele é o profissional especializado para recomendar o leite mais apropriado para o filhote.
Lembrando: NUNCA ofereça leite de vaca, pois ele possui proteínas que podem ser muito alergênicas e prejudiciais para o felino.
LEIA MAIS: 6 alimentos que cachorro não pode comer – Confira!
Fase do desmame
Após passar o 1º mês, ou no máximo 45 dias, chegou a hora de começar a fase do desmame do seu animalzinho. Com isso, comece a oferecer uma papinha feita com um pouco de leite artificial misturado com ração específica para filhotes. Sendo assim, nada de oferecer comida sólida para o felino, pois ele ainda não têm os dentes fortes o suficiente para mastigá-los.
Fase da alimentação
Por fim, depois do 2º mês, comece a oferecer para o seu gato somente as rações específicas para filhotes. O ideal é que ele fique com essa alimentação até o 1º ano de vida. E, depois, você pode começar a oferecer ração para gatos adultos.
Gostou de saber o que gatos filhotes podem comer? Agora não dá para errar, né? Confira outras matérias semelhantes, aqui no Lê Mundo!