Muitas das reações que ocorrem em nosso corpo são involuntárias, de modo que não possuímos nenhum tipo de poder para controlá-las intencionalmente. Dentre essas reações, uma das mais intrigantes são as tão famosas borboletas no estômago que surgem em todos nós em algum momento de nossas vidas.
Se você sempre se perguntou o que significa as borboletas no estômago e como essa sensação surge, descubra logo abaixo!
O que são as borboletas no estômago e o que essa expressão significa?
A sensação de borboletas no estômago, nada mais é do que uma redução de fluxo sanguíneo em alguns órgãos do corpo, principalmente o intestino.
Essa reação é semelhante ao que ocorre quando ficamos muito tempo sem movimentar as pernas ou quando prendemos a circulação em algum local do corpo, como os braços.
Dessa forma, é como se aquele formigamento que ocorrem nos braços estivesse ocorrendo dentro do nosso corpo!
LEIA MAIS: Dor de Estômago? Confira os 7 melhores alimentos para acabar com o desconforto!
O que pode causar essa sensação?
O corpo humano é conhecido por apresentar uma reação conhecida como reação de luta ou fuga. Basicamente, nesses momentos ocorre uma liberação repentina de adrenalina quando há algum estímulo externo que necessita de uma resposta rápida.
Nesse caso, o seu corpo entende deve lutar ou a fugir e, para isso, o hormônio age na corrente sanguínea. Assim, a adrenalina provoca uma redução de fluxo sanguíneo de órgãos como intestino, levando o sangue para os músculos e cérebro. Isso porque são eles os órgão mais importantes numa situação de perigo em que você precisa se proteger ou fugir.
Como resultado, a redução de quantidade de sangue nos órgãos digestivos é o que leva ao surgimento da sensação de borboletas.
Como parar essa sensação?
Como falamos no início, algumas reações no corpo são involuntárias, ou seja, não conseguimos controlar. O mesmo ocorre no caso do surgimento das borboletas no estômago!
Sabemos que a liberação de adrenalina surge como uma resposta do seu corpo visando proteger a si mesmo. Acontece que nem sempre precisamos estar em uma situação de risco para que seu corpo entenda ser necessário direcionar o fluxo sanguíneo para seu cérebro e músculos.
LEIA MAIS: O que acontece se você acordar um sonâmbulo? Descubra o que fazer!
Situações de nervosismo, estresse ou ansiedade alteram o equilíbrio corporal e podem causar a sensação de borboletas no estômago. É o que acontece quando você está prestes a realizar uma apresentação importante, ou antes de uma prova final, por exemplo. É uma reação instintiva, de modo que, se seu corpo entende aquela situação como de risco, ele irá agir.
Entretanto, é possível adotar algumas atitudes para reduzir essa sensação. Uma das principais, é tentar manter a calma para reduzir os níveis de adrenalina do corpo.
Não é fácil, mas é possível com treinamento e, às vezes com acompanhamento especializado, trabalhar como seu cérebro processa algumas situações, para que você não tenha o pico de adrenalina em momentos que não tenham tanta importância.
Isso irá ajudar a reduzir a frequência cardíaca, fazendo o sangue correr normalmente para os órgãos.
Mas por que sentimos borboletas no estômago quando nos apaixonamos?
Esse é um dos casos em que a sensação é boa e até mesmo empolgante!
Após entender o que significam as borboletas no estômago, fica muito simples de entender essa dinâmica. O nervosismo que pode liberar a adrenalina no corpo não ocorre apenas em situações de luta ou fuga, mas também quando ficamos apaixonados e estamos diante da pessoa especial.
Dessa forma, quando você está de frente com alguém por quem está apaixonado, seu cérebro leva a respostas semelhantes de adrenalina. E com isso, as borboletas começam a voar loucamente no seu estômago.
Gostou deste conteúdo? Visite o Lê Mundo para ler outros assuntos sobre o corpo humano.