Se você é um sujeito que possui muitos afazeres durante a semana, confiando no poder da cafeína para mantê-lo acordado, saiba que não está sozinho nessa. Na realidade, milhões de pessoas, hoje, dependem da cafeína diariamente para ficarem alerta, ajudando-as a melhorar a concentração e combatendo a sensação de sono. Mas você já parou para se perguntar se existe uma dose correta de cafeína que podemos ingerir por dia?
Qual é a dose ideal da cafeína?
De acordo com alguns levantamentos, concluiu-se que até 400 miligramas de cafeína por dia é uma dose segura para a maioria dos adultos saudáveis. Essa quantidade, obviamente, pode variar conforme o quadro clínico de cada pessoa. Assim, essa quantia equivale a quatro xícaras de café, ou dez latinhas de Coca-Cola, ou duas bebidas energéticas.
No entanto, é preciso deixar claro que o teor de cafeína presente nas bebidas pode variar bastante, especialmente entre os energéticos. Além disso, a cafeína em pó ou líquida pode fornecer níveis tóxicos dessa substância, conforme alerta a própria Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos.
Ao que tudo indica, uma colher de chá de cafeína em pó equivale a cerca de 28 xícaras de café. Desse modo, considerando que esse é um alto índice de cafeína, um consumo nessa escala pode causar sérios problemas de saúde e possivelmente a morte. Ainda, é importante enfatizar que mesmo que adultos possam consumi-la, isso não significa que é uma boa ideia dar essa substância a crianças, por exemplo.
LEIA MAIS:
- Como substituir o café na sua rotina? Veja essas ótimas opções!
- Se o café dá energia, por que sinto sono após uma xícara?
Quais sintomas você pode experienciar se beber mais de quatro xícaras de café por dia?
Se você costuma beber mais de quatro xícaras de café por dia, talvez seja importante reduzir esse consumo. Afinal, ingerir mais do que a quantidade recomendada pode fazer você sentir os seguintes sintomas:
- Nervosismo;
- Tremores musculares;
- Irritabilidade;
- Dor de cabeça;
- Insônia;
- Urinação frequente;
- Batimentos cardíacos acelerados.
Como mudar o alto consumo de cafeína diário?
Inicialmente, é importante destacar que reduzir a cafeína pode ser um grande desafio. Ocorre que cortar abruptamente o seu consumo pode causar alguns sintomas de abstinência, como dores de cabeça, fadiga, irritabilidade e dificuldade de se concentrar em determinadas tarefas. No entanto, por mais incrível que pareça, felizmente esses sintomas costumam passar de forma rápida.
Para mudar o seu consumo de café, é preciso ficar de olho em quantas xícaras da bebida você está consumindo no seu dia a dia. O ato de começar a controlar o consumo é fundamental nesse processo. Além disso, é importante entender que isso deve ser feito gradativamente. Nunca corte o seu consumo de cafeína de forma abrupta, mas comece diminuindo a quantidade de café na sua xícara e, após, diminuindo a quantidade de xícaras, até consumir o mínimo por dia.
Por conseguinte, investir nos descafeinados também pode ser uma opção para os amantes de café. A maioria das bebidas descafeinadas possuem o mesmo gosto das bebidas com cafeína, sendo, portanto, uma ótima maneira de começar a reduzir o consumo excessivo dessa substância.
Gostou desse artigo? Então continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este!