Nos momentos de aperto financeiro, é comum recorrer a um empréstimo para conseguir equilibrar as contas. Entretanto, muitas pessoas ainda recorrem a agiotas para conseguir o dinheiro. Agiotas são aqueles que emprestam dinheiro fora do sistema financeiro nacional.
Eles não fazem análise de crédito e o “cliente” sai com dinheiro vivo. Contudo, os juros cobrados são extremamente abusivos, o que pode fazer a dívida aumentar consideravelmente. Porém, para escapar desse cenário, a pessoa pode procurar algum empréstimo facilitado ou opção rápida e simples para conseguir dinheiro extra. Portanto, neste texto vamos mostrar 5 opções de empréstimo facilitado para fugir da agiotagem. Veja a seguir alguns exemplos.
5 opções de empréstimo facilitado
Crédito Consignado
O crédito consignado é um tipo de empréstimo facilitado em que o credor desconta as parcelas diretamente do salário. É um modelo mais seguro e com menor chance de inadimplência, por isso as taxas de juros são menores do que em outros produtos.
LEIA MAIS: C6 Bank ensina como aumentar o limite do cartão de crédito – sem análise de crédito!
Empréstimo facilitado com garantia
Outra forma de conseguir dinheiro sem recorrer à agiotagem é fazer um empréstimo com garantia. Assim, a pessoa oferece um bem como garantia do dinheiro que está pegando emprestado. Geralmente, imóveis e veículos.
Novamente, como existe uma contrapartida, o valor dos juros é menor. Contudo, o valor que a instituição vai emprestar depende diretamente do preço de mercado do bem que a pessoa apresentar como salvaguarda.
Empréstimo facilitado com penhor
O penhor também é uma forma de empréstimo facilitado. No Brasil, a Caixa é responsável pelas operações de penhora que tem como característica juros menores e nenhuma burocracia. Basta levar um item de valor para a agência de penhor e fazer uma avaliação.
A Caixa aceita joias, relógios caros, pratarias e até canetas. O valor do empréstimo será de acordo com o preço do avaliador. Em alguns casos, é possível conseguir até 100% do valor do item.
LEIA MAIS: Caixa inicia pagamento do Abono Salarial para nascidos em julho e agosto
Saque do FGTS
O saque do FGTS não é propriamente um empréstimo, mas pode ser uma opção para o trabalhador que precisa de dinheiro e não quer assumir uma dívida. O saque-aniversário do FGTS é feito uma vez no ano e permite que a pessoa tire parte do dinheiro do seu fundo. Os interessados precisam fazer o pedido no aplicativo do FGTS para liberar o seu saque.
Renegociação
Para as pessoas que não têm como opção fazer um empréstimo facilitado ou saque do FGTS, uma solução seria a renegociação da dívida. Ela é feita direto com o credor e pode levar a uma redução do valor, dependendo das condições que as partes acordaram.
Empréstimos facilitados são uma opção mais segura e com juros mais baixos do que recorrer a agiotas. As opções apresentadas neste texto são algumas das alternativas que podem ser consideradas para quem precisa de dinheiro rápido.
No entanto, é importante lembrar que qualquer tipo de empréstimo envolve comprometimento financeiro e deve ser feito com responsabilidade. Antes de tomar qualquer decisão, é fundamental avaliar as condições de pagamento e as taxas de juros envolvidas. Com as informações corretas, é possível encontrar uma solução adequada para cada situação.
Gostou deste conteúdo? Então, não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta clicar aqui e selecionar “✩ Seguir” para receber novas informações do portal direto no seu celular.