A origem do Dia da Mentira ainda é um assunto que é muito debatido entre diversos historiadores do mundo. No entanto, já foi constatado que o seu surgimento abrange vários séculos de travessuras que estão relacionados ao Dia da Mentira.
Neste dia, são permitidas desde as diversas brincadeiras familiares até as pegadinhas no ambiente de trabalho e as piadas que são justificadas pelo 1º de abril. Mas, talvez você já deve ter se perguntado: de onde surgiu essa cultura e porque o Dia da Mentira foi homenageado no primeiro dia do mês de abril?
Pois, fique tranquilo porque é sobre isso que vamos contar no artigo de hoje. Sendo assim, continue lendo esse post até o final para que todas as suas curiosidades sejam respondidas agora mesmo!
Do que se trata o Dia da Mentira?
O Dia da Mentira é um feriado anual que consiste na realização de diversos trotes, piadas, pegadinhas e brincadeiras realizados entre amigos, familiares e/ou colegas de trabalho. Neste dia, as pessoas brincam uma com as outras e logo depois dizem “1º de abril” para justificar as suas piadas. Contudo, esse é um costume que tem já sido observado há centenas de anos.
LEIA MAIS: Por que as tatuagens são definitivas? Saiba porque elas nunca mais saem da pele!
Por que o Dia da Mentira acontece em 1º de abril?
De acordo com diversos historiadores, no ano de 1561, um poeta flamengo escreveu alguns versos bem hilários sobre um determinado nobre que enviava o seu servo para cá e para lá em atividades bem ridículas para a preparação de uma festa de casamento. Com isso, o título do seu poema se traduz, aproximadamente, como Refrão no dia da missão / que é o primeiro de abril.
Depois disso, a primeira menção conhecida sobre o Dia da Mentira ocorreu na Grã-Bretanha em 1686, quando o biógrafo John Aubrey descreveu o 1º de abril como um dia santo dos tolos. A partir de então, essa data se transformou em um dia especial para zombar as pessoas.
Qual é a origem do Dia da Mentira?
Essa é uma pergunta que ninguém ainda soube responder com legitimidade. Contudo, aparentemente, essa é uma tradição muito antiga já que as primeiras menções constatadas aparecem em um trecho de uma carta que foi escrita no ano de 1708 para a revista Apollo da Grã-Bretanha.
Nesta carta, é feita a mesma pergunta que ainda nos fazemos: De onde surgiu o costume de fazer o Dia da Mentira?.
Gostou deste artigo? Confira outras notícias semelhantes, aqui no Lê Mundo!