Quem nunca esqueceu a janela aberta até a noite e, quando olhou para o teto, percebeu uma nuvem de mosquitos voando ao redor da lâmpada? Isso no Brasil, na realidade, é extremamente comum dependendo da região em que você mora.
Muitas espécies de insetos são conhecidas por serem atraídas pela luz UV. A luz que é emitida pelas armadilhas de mosquito, por exemplo, atua diretamente com um tipo de isca irresistível para uma ampla gama de insetos.
No entanto, acredita-se que os mosquitos nem sempre são atraídos pela luz como a maioria dos insetos. Essa premissa, por sua vez, levanta uma dúvida: os mosquitos são atraídos por qualquer tipo de luz? Se a resposta for sim, por quê?
O que realmente atrai os mosquitos?
Inicialmente, é importante enfatizar que os mosquitos são atraídos pelo sangue humano. Todo mundo sabe que o sangue dos humanos e de outros animais é a fonte de alimentação dos mosquitos.
Em vista disso, suas habilidades de rastreamento são voltadas à busca do sangue, aprimoradas para ajudar os mosquitos a encontrar seres dos quais possa obter essa fonte de alimento. Sendo assim, os mosquitos conseguem recorrer a uma ampla variedade de sentidos para encontrar seu alimento, podendo, também, captar calor corporal e o cheiro do suor dos humanos.
Adicionalmente, eles também são atraídos pelo CO? que liberamos quando respiramos.
LEIA MAIS: Mosquitos enxergam no escuro? Saiba como eles nos encontram!
Então, quais são os mosquitos que são atraídos pela luz?
Em síntese, acredita-se que alguns mosquitos sejam realmente atraídos pela luz. No entanto, diferentes espécies são atraídas por tipos de luz distintos. Em vista disso, um estudo acabou descobrindo que alguns mosquitos de hábitos alimentares diurnos são atraídos por uma variedade de cores mais claras, enquanto espécies que costumam se alimentar durante a noite costumam ser repelidas pela luz UV e luz azul durante o dia.
O que faz alguns mosquitos serem atraídos pela luz?
Na realidade, alguns tipos de mosquitos podem acabar sendo atraídos pela luz por esse fator ser a deixa para sair e procurar sangue. Todavia, isso ocorre, possivelmente, somente com os mosquitos que saem para alimentar-se durante o dia.
As espécies de mosquitos noturnas são, por natureza, ativas durante a noite, o que acaba nos impedindo de sair à luz para procurar sangue. Ou seja, os mosquitos noturnos evitarão UV e luz azul porque normalmente descansam durante o dia.
LEIA MAIS: Por que os mosquitos voam próximo aos ouvidos? Entenda!
Qual é o tipo de luz que geralmente atrai os mosquitos?
Como descobrimos que os mosquitos que procuram sangue durante o dia são atraídos pela luz, esse é um ponto de onde podemos partir para entender essa questão. Em vista disso, os mosquitos que estão acostumados a procurar alimento durante o dia podem ser atraídos por um amplo espectro de luz durante o dia. Essa ampla gama é direcionada, especialmente, aos mosquitos fêmeas, que precisam alimentar-se muito mais do que os machos para produzir seus ovos.
Mesmo que esses mosquitos utilizem a luz como um meio de saber a hora de procurar comida, isso não significa que utilizam a luz como meio de rastrear seus alimentos. Ao invés disso, os mosquitos utilizam as emissões de CO2, o calor, o odor corporal, a umidade e outros sinais visuais que facilitam a busca por animais ou humanos para morder e se alimentar.
Para conferir mais conteúdos interessantes como este, continue navegando pelo Lê Mundo.