Osteoporose, confira os principais alimentos que devem ser evitados!
A osteoporose é uma doença degenerativa, portanto acomete em sua maioria pessoas idosas. Entretanto, cada vez mais é visto o aparecimento precoce da osteoporose, que leva à maior porosidade dos ossos.
Muito dessa questão está relacionada à forma com que nos alimentamos. Por esse motivo, veja abaixo alimentos para serem evitados para a osteoporose.
LEIA MAIS: Diabetes pode ser emocional? Descubra agora!
Osteoporose alimentos que devem ser evitados
Feijão e outras leguminosas
As leguminosas como o feijão, grão de bico e a lentilha são ricas em fitatos. Esses compostos são os principais responsáveis por inibir a absorção do cálcio no nosso intestino, o que pode causar o seu déficit.
Entretanto, ainda é possível mantê-los na alimentação, desde que o procedimento de remolho seja feito corretamente. Basta deixar a sua leguminosa em um pote com água de 5 a 10 horas antes do preparo. Essa atitude ainda favorece o desaparecimento dos gases e desconforto abdominal após a refeição.
LEIA MAIS: O que é melhor para a sua saúde: manteiga ou margarina? Descubra!
Carne e leite
Leite e derivados de forma geral são boas fontes de cálcio. Já a carne é um importante alimento fonte de ferro. Esses dois minerais quando em conjunto vão duelar pela absorção, pois são absorvidos no nosso intestino no mesmo local.
Dessa forma, o corpo só consegue absorver um ou outro, deixando boa parte do cálcio e ferro de fora, sendo excretado nas fezes.
Por isso, evite a mistura frequente desses dois alimentos, como o creme de leite na carne no almoço, o pão com carne e café com leite no desjejum, a carne com queijo no lanche, etc.
LEIA MAIS: Descubra os 5 melhores alimentos para combater a osteoporose!
Álcool
O excesso de álcool está diretamente relacionado com a maior perda óssea e ainda a danos no intestino que podem levar a uma dificuldade de absorção. Por isso, ingira sempre quantidades moderadas de álcool, em média 2 doses no dia que for beber já basta (o que equivale a 2 copos de cerveja).
LEIA MAIS: Bebe vinho todos os dias? Confira os Benefícios e Malefícios do vinho!
Cafeína
O excesso da cafeína vai levar a uma diminuição do cálcio e, consequentemente, a uma maior perda óssea. A cafeína não está presente apenas no café, também é encontrada em chás, energéticos e no refrigerante. Por isso, maneire no seu consumo.
Sal
O excesso de sal já é um risco para a hipertensão. Além disso, esse sal faz com que o corpo libere mais cálcio. Muitos alimentos ultraprocessados são ricos em sal, por isso, fique atento. O máximo permitido é de 5 gramas por dia!
Para descobrir mais conteúdos interessantes como esse basta conferir no site LêMundo!