Deslumbrantes e fatais! 3 plantas que são tóxicas para evitar no seu lar

Por parecerem inofensivas, a maioria das pessoas nem imagina que algumas plantas desta lista são tão perigosas.

O hábito de cultivar plantas existe há séculos, seja para fins alimentares ou ornamentais, e tem ganhado cada vez mais popularidade. No entanto, algumas espécies de plantas tóxicas acabam oferecendo imenso risco à saúde, em especial de crianças e animais.

Assim, é necessário conhecimento para saber discernir esses perigos. Então continue a leitura para aprender sobre algumas espécies de plantas que são tóxicas, com o intuito de manter o cuidado redobrado em sua casa.

3 plantas que, apesar de belíssimas, são perigosas!

Espirradeira

Devido à beleza de suas flores em tons de rosa e facilidade no cultivo, é bastante utilizada na ornamentação de praças e parques no Brasil. A depender da localidade, recebe outros nomes como flor-de-São-José, oleandro ou loureiro-rosa.

No entanto, é importante ressaltar que essa planta possui um potencial tóxico devido à presença de duas substâncias nocivas em seus galhos, flores e folhas: a neriantina e a oleandrina. Caso haja a ingestão dessas partes da planta, os sintomas da intoxicação podem incluir aceleramento cardíaco, diarreia, vômitos e irritação. Portanto, é fundamental evitar o contato e a ingestão da planta, especialmente por crianças e animais de estimação.

LEIA MAIS: Plantas frutíferas em casa: Veja 4 espécies para plantar em vasos!

Caládio

Outra planta que está muito presente na decoração de parques e praças é o caládio. Essa espécie, natural da América do Sul, possui folhas longas. As cores vibrantes (vermelho, verde e detalhes brancos) presentes em suas folhas são como um sinal de alerta.

Isso porque, se ingeridos os caules e folhas, causam sangramentos, inchaço e problemas intestinais. Nesse caso, a toxicidade ocorre pela presença de uma substância chamada oxalato.

LEIA MAIS: 5 plantas com poderes medicinais que você pode cultivar em casa

Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode

 

Diferentemente da saia-branca, o nome da comigo-ninguém-pode já serve de grande aviso para o perigo que essa planta oferece. Por sua beleza e facilidade de cultivo, utiliza-se amplamente como planta decorativa em diversas casas brasileiras.

LEIA MAIS: Jardinagem: 3 riscos escondidos quando você cuida de suas plantas!

Contudo, devido a uma substância química chamada oxalato de cálcio, a qual está presente em suas folhas, caule e seiva, ela oferece riscos à saúde. Ao tocá-la, os efeitos negativos são pequenos sangramentos, irritação e inchaço da pele. Já, ao ser ingerida, os problemas tornam-se muito maiores: acontecem mais sangramentos, diarreia e vômitos.

Gostou deste conteúdo? Então não perca mais nenhuma novidade do Lê Mundo! Basta acessar o Google Notícias e selecionar “✩ Seguir” para receber tudo direto no seu celular.

casaplantas