Você sabe quais as plantas que são venenosas? Inicialmente, a pergunta pode parecer estranha, mas estas espécies são muito mais comuns do que imaginamos. Por vezes, até as temos em nosso jardim e nem imaginamos quão tóxicas podem ser! Logo, é importante conhecê-las para evitar acidentes futuros.
As plantas, sem dúvidas, nos causam encantamento e são de suma importância para o meio ambiente. No caso das plantas tóxicas, graças às suas características peculiares, atraem ainda pela beleza. E, apesar do senso comum, as plantas venenosas não são uma exclusividade das florestas e lugares remotos.
Pelo contrário, a maior parte delas é vendida como decoração de jardim, por exemplo. Ou seja, você pode ter algumas das plantas que são venenosas e nem saber! Logo, é indispensável conhecer as espécies e como evitar acidentes, principalmente com crianças e animais de estimação.
20 exemplos de plantas venenosas
Belas, coloridas e, por vezes, perigosas. As plantas que são venenosas merecem atenção pela toxicidade e riscos à saúde, tanto de humanos quanto animais de estimação.
Comigo-ninguém-pode
É, o nome não engana! A comigo-ninguém-pode é uma planta de jardim que, apesar de comum, é super tóxica. Vistosa e de folhas largas, a planta tem oxalato de cálcio, substância cristalizada que fica nas folhas, caules e raiz. Se ingerida, pode causar inchaço e irritação por lesionar as células. Mais ainda, leva à asfixia e até a morte!
A substância entra como uma lâmina no organismo e consegue penetrar nas células. Por isso, tanto estrago! Para se ter uma ideia dos perigos da comigo-ninguém-pode, estudo da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a espécie é campeã nos casos de intoxicação de pets e crianças.
Espada de São Jorge
A espada-de-São-Jorge é conhecida por proteger o lar contra as más energias. Porém, é também uma das plantas que são venenosas! Ainda que o nível de toxicidade seja baixo, não vale arriscar. Principalmente, se a casa tiver pets e crianças pequenas. Normalmente, os primeiros sintomas da intoxicação são salivação e irritação da mucosa.
LEIA MAIS: Planta tóxica para cachorro: 6 espécies venenosas para os pets
Mamona
Olha, está aí uma planta potencialmente perigosa! Principalmente porque seu formato lembra muito um brinquedo, razão pela qual causa acidentes com crianças e animais de estimação. Porém, isso jamais deve ser incentivado, pois folhas, frutos e sementes da planta possuem ricina, altamente tóxica.
A substância interfere no funcionamento das células e causa, por exemplo, náuseas, vômitos, confusão mental, desidratação e até a morte! Logo, é bom mantê-la longe!
Azaleia
A azaleia é linda, né? Mas, também, uma das plantas que são venenosas! Apesar da beleza das flores, a planta é rica em andromedotixina, substância que provoca arritmia e distúrbios digestivos. As principais vítimas são cães e gatos, então, não é uma opção de planta ornamental para sua casa, se tiver animais de estimação.
LEIA TAMBÉM: Conheça 8 insetos perigosos para os gatos – Saiba como protegê-los!
Espirradeira
Também lindíssima e comum como planta ornamental, a espirradeira é altamente tóxica. Conhecida como oleandro, loureiro-rosa ou flor-de-são-josé, possui oleandrina e neriantina. Se ingerida, as folhas ou flores causam vômitos, diarreia, irritações e arritmia, um quadro grave de intoxicação.
Por ser uma planta comum em parques e praças, vale atenção redobrada durante o passeio com o pet, hein?
Dedaleira
A dedaleira é aquela flor que se parece com taças viradas de boca para baixo. Uma grande confusão relacionada a ela é ser usada como ativo pela indústria farmacêutica, mas jamais coma suas folhas ou flores.
O quadro de intoxicação é parecido com o da espirradeira, mas agravado pela queimação na região da boca, salivação, dificuldade para engolir, vômitos e diarreia.
Caládio
O caládio ou tinhorão é, também, conhecido como coração de Jesus. Bonita, tem folhas largas e coloridas, por isso, muito usada como ornamentação. Mas, é uma das plantas que são venenosas. Possui oxalato de cálcio e um dos efeitos da intoxicação é a irritação, além do inchaço, distúrbios intestinais e sangramentos.
Copo-de-leite
O copo-de-leite é uma das plantas mais populares em casas e jardins. Por isso, acaba potencialmente perigosa para pets e crianças, uma vez que é altamente tóxica. Também rica em oxalato de cálcio, causa os mesmos efeitos do caládio, por exemplo. Em casos graves, leva à formação de cálculos renais.
Estramônio (figueira do inferno)
Gente, esse nome não é gratuito! A figueira do inferno é muito tóxica e leva à morte! Por sorte, os frutos são mau cheirosos e espinhosos, o que dá uma afastada dos pets e crianças pequenas. Ainda assim, causa acidentes graves graças à presença da atropina, entre outros alcaloides beladonados.
Essas substâncias provocam efeitos perigosos, como náuseas, vômitos, alucinações, delírios e, em casos graves, estado de coma que tem, como resultado, a morte.
Costela de Adão
Por se dar bem em ambientes pouco iluminados, a costela de adão é muito usada na decoração de interiores. Fator de risco para pets e crianças, pois a espécie integra nossa lista de plantas que são venenosas. Mais uma vez, o motivo é a presença do oxalato de cálcio, cujos efeitos a gente já conhece!
Bico-de-papagaio
O bico-de-papagaio, conhecido como poinsétia ou manhã-de-Páscoa, é comum nas decorações de Natal. Ainda que em menor grau que outras da lista, é também uma planta tóxica. Quando em contato com a pele, por exemplo, o látex provoca inflamações, além de coceira, irritação e inchaço. Se ingerida, causa enjoo e diarreia.
Antúrio
Bonito e resistente, o antúrio entra na nossa lista de plantas que são venenosas, com perigo em potencial para crianças e pets. As flores possuem oxalato de cálcio, mesmo que em menor quantidade. Porém, o suficiente para causar irritações e inchaços.
Lírio-do-vale
O lírio-do-vale é aparentemente belo e delicado. Mas, não se engane pelas primeiras impressões! A flor comumente vista nos arranjos e buquês é bem perigosa! Nela, há grande concentração de cardenolídeos, um esteroide que causa danos em órgãos diversos, em especial, o coração.
Os primeiros sintomas da intoxicação são a visão turva, erupções na pele, dores abdominais e, por afetar o coração, causando redução da frequência cardíaca.
Lírio-da-paz
Elegante e bem parecido com o copo-de-leite, o lírio-da-paz não é tão pacífico quanto o nome, não! Frequentemente visto nos quintais, varandas e até interior da casa, tem o famoso e nada agradável oxalato de cálcio.
Mesmo que a quantidade seja baixa, os efeitos em caso de ingestão são bem ruins, como excesso de salivação, náuseas, vômitos, diarreia e dificuldade para engolir.
Saia-branca
Nome bonitinho, né? Mas, novamente, não se deixe levar pelas aparências! Ainda que aparentemente inocente, a saia-branca afeta o sistema nervoso e, entre outros efeitos adversos, podemos citar:
- febre
- paralisia
- alucinações
- taquicardia
- diarreia
Outro nome dado à planta é trombeteira. Os efeitos só vêm se a planta for ingerida, então, mantenha longe de crianças e pets.
Pinhão roxo
Pinhão roxo, pinhão-paraguaio, pinhão-bravo ou pinha-de-purga. Seja qual for o nome pela qual a conhece, a planta é venenosa. Para se ter uma ideia, as sementes são usadas na produção de biodiesel! Tóxica, provoca irritações na pele quando há contato. Por outro lado, se ingerida, causa cólicas, vômitos, desidratação, parada cardíaca e até coma.
CONFIRA: 6 Alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado! Confira!
Cicuta venenosa
Na literatura, causou a morte de Romeu e Julieta, além de Hamlet. Na vida real, foi usada por Sócrates para pôr fim à própria vida. A cicuta é um veneno muito poderoso usado desde a Antiguidade, a despeito do uso da planta na decoração. Inicialmente, causa diarreia, vômitos, tremores e redução na pulsação.
Entretanto, como já sabemos, provoca a morte, antecedida do coma por insuficiência respiratória.
Coroa-de-cristo
Mais uma planta venenosa que requer atenção, pois está espalhada pelos parques e praças públicas! A coroa-de-cristo é usada como limite natural entre jardins e quintais. Seu caule contém um látex rico em ésteres de forbol, tóxico que causa irritação, além de sangramentos, vômitos e diarreia em casos mais graves.
Avelós
Apesar de menos nociva que a grande maioria das plantas desse compilado, o avelós provoca irritação, dor, queimação e bolhas na pele. Se o contato for com os olhos, a inflamação é bastante incômoda. Porém, o problema mesmo é se for ingerida, já que causa sialorreia, disfagia, vômitos e diarreia.
Mandioca brava
A lendária mandioca brava faz jus ao nome graças à presença do ácido cianídrico. Mesmo nas mandiocas ou aipins consumidos diariamente, a substância está presente, porém, está em maiores quantidades na versão da mandioca-brava. Se consumida, leva distúrbios gastrointestinais, torpor, asfixia, coma e à morte.
Por isso, a mandioca-brava passa por uma série de processos industriais até chegar ao ponto ideal para consumo. Como essa espécie é bastante parecida com a mandioca comum, só coma aquelas das quais saiba a procedência.
O que fazer em caso de acidentes com plantas venenosas?
Mesmo que haja cuidado, por vezes, acidentes com plantas venenosas acontecem, sendo preciso saber como agir. Aqui, saia do senso comum e evite dar leite ou fazer a pessoa intoxicada vomitar. O ideal é guardar a planta e levar o acidentado ou acidentada diretamente para o hospital.
Levar um pedaço da planta ajuda na identificação e auxílio eficaz por parte da equipe médica. Outra dica importante é entrar em contato com o SINITOX, um serviço público gratuito que, 24 por dia, dá instruções de como proceder em caso de intoxicação. O número é 0800 722 6001.
O mesmo cuidado vale para quando a intoxicação é com pets. Não tente medidas caseiras para não piorar o quadro e leve imediatamente à clínica veterinária.
Conhecer as plantas que são venenosas é imprescindível para evitar acidentes e, caso ocorra, saber como proceder. Por outro lado, há plantas ideais para quem tem gatos e até para quem quer espantar as baratas de casa!