Travessa de vidro pode ir ao forno? Veja como evitar acidentes com esse utensílio!

Aprenda os cuidados necessários antes, durante e após o uso!

Também conhecida como refratário, o utensílio de vidro faz parte da maioria das cozinhas, sendo bastante utilizadas para preparar lasanhas, assados e aves, devido à sua grande versatilidade.

Entretanto, na hora de utilizar, muitas pessoas têm dúvidas se pode colocar a travessa de vidro no forno, visto que elas serão submetidas a temperaturas muito altas! Entenda sobre o assunto logo abaixo.

Pode colocar travessa de vidro no forno?

Sim! A grande maioria das travessas de vidro podem ir ao forno. Entretanto, antes de colocar, observe a espessura do vidro. Se ela for uma travessa fina, com uma espessura semelhante à um prato de vidro, fique atento.

Normalmente, nos casos em que a travessa é mais fina, ela deve possuir um fundo rugoso, semelhante a uma parede de gesso. Essa é uma das formas de perceber que ela de fato suporta o calor.

LEIA MAIS:

Cuidado com o choque térmico

Antes de colocar uma travessa de vidro no forno, verifique se ela está molhada ou gelada, pois é comum que, com a temperatura alta do forno, ocorra o choque térmico. Como resultado, normalmente o vidro se trinca, podendo até partir-se dentro do forno.

Da mesma forma é importante ter atenção ao retirar um refratário quente do forno e colocar sobre uma pia ou bancada fria. Nesse caso, o dano pode ficar apenas no recipiente ou pode se estender para a superfície de apoio.

Alguns modelos possuem resistência ao choque térmico, portanto fique atenta a embalagem quando comprar.

Posso colocar travessa de vidro na chama do fogão?

De forma alguma os refratários podem ser submetidos a calor direto pela chama. Eles foram feitos para um ambiente quente, como o forno, mas na chama do fogão tendem a rachar facilmente.

Pode ir ao micro-ondas?

Sim, você pode colocar travessa de vidro no forno micro-ondas! O refratário de vidro suporta temperaturas do forno e do micro-ondas, desde que sejam respeitados os mesmos cuidados com o choque térmico.

Cuidados na limpeza

O uso de materiais abrasivos como esponja de aço pode arranhar o vidro, tornando-o mais fosco e frágil. Se após o uso restar muito material encrustado, utilize um pouco de água quente para facilitar a lavagem.

Gostou desse conteúdo? Clique aqui e veja mais curiosidades sobre esse e outros temas!

casacozinha
Comments (0)
Add Comment