Você já parou para se perguntar por que acordamos antes do despertador? Ok, quase todo mundo já perdeu a hora. Mas, que atire a primeira pedra quem nunca teve um pequeno infarto pensando ter dormido demais quando, na verdade, o alarme ainda nem havia tocado!
Aí, quando a alma volta para o corpo, você se dá conta de que ainda tem cinco minutos de crédito. Mesmo que não seja o suficiente para voltar a dormir, também dá uma pequena preguicinha de levantar da cama.
Na verdade, dá até uma raivinha de ter acordado mais cedo que o necessário. Aliás, volta a pergunta que não quer calar: por que raios acordamos antes do despertador? Tem uma resposta bem científica para esta pergunta, como veremos adiante!
Por que acordamos antes do despertador?
Você com certeza já deve ter ouvido falar em relógio biológico. Pois é, ele existe e é bem eficiente! O centro do cérebro tem um aglomerado de nervos chamado núcleo supraquiasmático que supervisiona o ritmo circadiano.
É esse ritmo que controla, por exemplo, nossa pressão arterial, temperatura corporal e senso de tempo. Ou seja, basicamente, transforma nosso corpo em uma máquina afinada que funciona na base da previsibilidade e rotina.
O ciclo sono-vigília é regulado por uma proteína chamada PER, que atinge seu pico no início da noite e cai no final. Quando os níveis estão baixos, a pressão arterial cai, a frequência cardíaca diminui e o pensamento fica mais nebuloso. Ou seja, a hora do sono.
E o que acontece?
Quando há uma rotina de sono diligente, com o mesmo horário todos os dias, o corpo tende a aumentar os níveis da proteína a tempo do alarme. Aproximadamente uma hora antes de acordar, os níveis aumentam, assim como a temperatura corporal e a pressão arterial.
O corpo então se prepara para o estresse de acordar e libera um coquetel de hormônios, como o cortisol, e o sono vai gradualmente se tornando mais leve. Por isso, acordamos antes do despertador.
Para que o processo de vigília não seja interrompido, suas pálpebras abrem minutos ou até segundos antes do alarme disparar. Em suma, quando você tem um horário de sono consistente, o ritmo circadiano mantém um padrão diário baseado nos níveis de PER.
O corpo fica tão bom em prever quando você vai acordar que seus níveis de proteína começam a aumentar, o que libera hormônios que lhe dizem para acordar um pouco antes de seu próprio despertador fazer isso.
O equilíbrio do relógio biológico também é importante para quem sofre de problemas sérios, desde insônia até doença de Alzheimer.
LEIA MAIS:
- Alimentação e sono: combata a insônia com esses 6 alimentos!
- 11 Sinais de começo de Alzheimer para ficar alerta! Confira!
É ruim acordar com o despertador?
Verdade seja dita, nosso corpo odeia o despertador. Para ele, a máquina é estressante por estragar todo o trabalho natural de acordar gradualmente. Então, para não ser interrompido, aumenta o PER e os hormônios do estresse no início da noite.
Aliás, se você não acordar antes do alarme, provavelmente não dormiu o suficiente. Acordar em horários diferentes durante a semana atrapalha seu relógio biológico e seu corpo acaba sem saber quando precisa acordar.
Por isso, o mau humor na hora de se levantar. Os hormônios que te ajudam a adormecer se misturam com aqueles que te ajudam a acordar, ou seja, vira aquela confusão! O ideal é manter a rotina do sono e ajustar seu relógio biológico, sem brigar com o despertador.
Os despertadores são uma maneira bastante desagradável de acordar, não é mesmo? Então, agora que você sabe por que acordamos antes do despertador, vale a pena usar o processo natural de despertar do corpo, não é mesmo? Se ainda tem dificuldade, tente usar a luz natural para acordar de uma mais suave, talvez!
Gostou deste artigo? Então confira muito mais no site Lê Mundo!