As abelhas são insetos extraordinários! Elas são responsáveis por polinizar diversas flores, auxiliando na reprodução das espécies, além de produzir o tão saboroso mel.
Entretanto, caso ela sinta que sua colmeia está sendo ameaçada, a abelha (e todo seu enxame) podem partir para o ataque, utilizando seus ferrões para se proteger.
Nesses casos, você provavelmente já ouviu falar que as abelhas morrem pouco tempo depois de picar uma pessoa. Mas será que isso realmente ocorre? Veja abaixo e entenda porque algumas abelhas picam e depois morrem.
Toda abelha tem ferrão?
Você pode se surpreender, mas existem cerca de 20 mil espécies de abelhas no mundo, mas nem todas elas picam! Elas são conhecidas como as abelhas sem ferrões, podendo morder suas presas ao invés de picar.
Além disso, também existem grupos de abelhas que possuem ferrões tão pequenos que são quase imperceptíveis, além de serem quase totalmente ineficazes. É o caso das chamadas abelhas solitárias, que não picam.
LEIA MAIS:
- As abelhas conseguem falar? Entenda como elas se comunicam entre si!
- Como ocorre a produção do mel? Veja o passo a passo!
Mas as abelhas com ferrões morrem após picar?
A grande parte das abelhas com ferrões podem morrer após uma picada. Isso ocorre por dois eventos consecutivos.
O primeiro deles, é devido ao fato do seu ferrão possuir um aspecto farpado, fazendo com que ele fique preso em sua presa, potencializando a ação do veneno (sim, as abelhas possuem veneno).
Entretanto, o tipo de pele que as abelhas perfuram também possui influência, pois, caso elas ataquem um animal com pele fina, é possível que seu ferrão não fique alojado. Isso não ocorre na pele humana, que é bem mais grossa.
Deste modo, juntamente com o ferrão que fica alojado na pele do indivíduo, ficam parte das entranhas da abelha. Assim, após perder o seu ferrão, a abelha permanece com um buraco em seu corpo, boa parte dos seus órgãos são perdidos, principalmente seu intestino.
Assim, ao perder seus órgãos, as abelhas entram em um processo de falência total, morrendo em poucas horas após a picada.
Mas é possível uma abelha sobreviver após uma picada?
De fato, é possível, pois algumas espécies de abelha possuem ferrões não farpados. Por esse motivo, eles não ficam presos à pele do indivíduo atacado e, então, elas conseguem picar várias presas sem morrer! É o caso das abelhas mamangava (Bombus), por exemplo. Isso também ocorre com as vespas, que não perdem seus ferrões ao picar.
Gostou desse conteúdo? Acesse o Lê Mundo para ler mais temas relacionadas as abelhas e outros assuntos interessantes e curiosos!