O ser humano, assim como os outros animais que conhecemos, precisam comer para poder ter energia e manter o corpo funcionando. No entanto, existe uma grande diferença entre você desejar comer algo porque está com fome e cansado, ou até mesmo desejar comer um lanche favorito e estar irritado por não ter feito uma refeição.
Realmente, existem muitas pessoas que ficam extremamente irritadas e exageram em algumas atitudes pelo simples fato de estar sem comer. Então, existe uma diferença entre estar com fome e ser irritado e estar com fome e irritado por esse motivo. Se você não passou por isso, provavelmente deve conhecer alguém assim.
Mas será que isso realmente é um fenômeno fisiológico ou é só uma versão adulta de fazer birra? Saiba por que ficamos irritados quando estamos com fome.
Ficar irritado por conta da fome é um fenômeno fisiológico?
Existe sim um motivo fisiológico pelo qual os sujeitos acabam ficando irritados quando estão com fome. Quando estamos sem comer a um tempo, o nível de açúcar, ou seja, a glicose, no nosso sangue acaba ficando bem pequeno.
LEIA MAIS: Será que seus Hábitos Alimentares Estão Saudáveis? Confira 3 Sinais De Alarme!
Desse modo, quando o açúcar do sangue fica baixo, ele acaba desencadeando uma cascata de hormônios, incluindo o cortisol, um hormônio que é responsável pelo estresse, e a adrenalina, um hormônio responsável pela reação de fuga ou luta.
Então, quando esses hormônios são liberados na corrente sanguínea para aumentar e equilibrar o açúcar do sangue, acabamos ficando irritados.
Quais são os motivos para ficarmos irritados quando estamos com fome?
A liberação do cortisol pode realmente causar irritação em alguns sujeitos. Além disso, o baixo índice de açúcar no sangue pode afetar diretamente em algumas funções cerebrais, como aquelas que acabam nos ajudando a controlar os nossos impulsos primitivos de comportamento, basicamente, fazendo com que o sujeito comece a agir de forma irracional.
Então, devido a essa movimentação, acabamos ficando irritados quando estamos com fome. Em vista disso, existe uma explicação médica para esse fenômeno de ficar com raiva de fome.
Portanto, basicamente, esse fenômeno decorre de uma reação bioquímica que acontece devido ao baixo nível de açúcar no sangue. No entanto, é preciso enfatizar que essa irritação difere da irritação que sentimos quando estamos cansados de trabalhar ou nos sentido doente, visto que as reações bioquímicas são distintas.
LEIA TAMBÉM: Jejum intermitente: confira os 5 malefícios mais comuns para ficar atento!
Quais são as consequências de ficar com fome?
Você já parou para reparar que existem pessoas que ficam irritados quando estão com sono e outras que não ficam? Geralmente, as pessoas que lutam cotidianamente para controlar a sua irritação ou até mesmo aquelas que possuem sérios problemas de controlar seus impulsos, realmente, podem ser mais suscetíveis a tornarem-se pessoas que ficam com irritados quando estão com fome.
Todavia, a ciência ainda não conseguiu deixar completamente claro se realmente existe uma associação entre a irritação pela fome com as questões mencionadas, ou se isso está atrelado a algum traço de personalidade em específico.
De modo geral, a fome pode causar muitas consequências negativas além da irritação. Então, se você não ficar irritado quando estiver com fome, provavelmente poderá sentir outras consequências. Assim, se a fome não nos deixa com raiva, ela pode acabar nos deixando com fadiga, sonolência, dificuldade de concentração, com uma coordenação ruim e suscetibilidade a cometer erros muito mais do que o normal.
Continue navegando pelo Lê Mundo para conferir mais conteúdos como este.