Você já se perguntou o motivo de criarem um recipiente para cerveja que seja maior do que a latinha e menor do que a garrafa? Depois que o latão de cerveja com 473ml foi criado, muitas pessoas se perguntaram por que o latão de cerveja tem 473ml e por que a quantidade não foi arredondada para 400ml ou para 500ml.
Realmente, não é comum comercializar produtos com quantidades não arredondadas, e o latão com números tão específicos gerou certa curiosidade no público.
Por que o latão de cerveja tem 473ml?
Bom, a resposta para essa questão é que o latão segue as medidas internacionais, no caso, a onça fluida. Essa medida, apesar de pouco conhecida no Brasil, é muito utilizada lá fora, principalmente nos Estados Unidos, e corresponde a 29,57ml.
Quando o recipiente do latão foi criado nos Estados Unidos, foi decidido que 16 onças fluídas eram a quantidade ideal para esse produto. Então, ao chegar no Brasil, a medida foi alterada de onças fluídas para ml e,assim, chegou-se ao número 473.
Como as empresas costumam manter um padrão para os produtos comercializados internacionalmente, a quantidade de 473ml foi mantida para facilitar a produção do latão.
LEIA MAIS: Como abrir garrafa de cerveja sem abridor? Veja 4 maneiras criativas!
Curiosidades que todo cervejeiro tem que saber
Agora que você já sabe porque o latão de cerveja tem exatos 473ml, você pode dividir esse conhecimento com seus amigos na mesa de bar. Porém, outras dúvidas podem surgir a partir dessa conversa, e você precisa estar preparado para respondê-las.
Leia este artigo até o final e você com certeza terá as respostas para essas dúvidas na ponta da língua!
1- Como chegou-se ao número de 16 onças fluídas?
Essa pergunta é simples de responder: antes de lançar um produto novo, pesquisas são feitas com possíveis consumidores. Com a opinião dessas pessoas, descobriu-se que 16 onças fluídas é a quantidade ideal para matar a sede, sem ficar enjoativo.
2- Existe diferença entre cerveja de lata e de garrafa?
Sim, existe! Isso acontece devido a influência da luz solar nas bebidas, que acontece com maior frequência em garrafas de vidro do que nas latinhas.
3- A cerveja precisa ter colarinho?
Na verdade, a presença da espuma na cerveja serve como indicador de que ela está em boas condições para ser consumida. Se você não gosta dessa espuma, tente fazer o teste de colarinho em outro copo, e depois sirva para você do jeito que preferir.
Gostou de saber porque o latão de cerveja tem 473ml? Veja mais curiosidades como essas em nosso site. Clique aqui e confira!