Por que os pés descascam? Confira as 5 causas principais e saiba tratar!

Entenda porque ocorre essa descamação.

Por que o pé descasca? Confira a seguir!

Os nossos pés fazem um grande esforço durante boa parte do dia enquanto estamos em pé, caminhando, correndo, ou fazendo atividades.

Por esse motivo, é comum que ocorra a descamação da pele. Principalmente quando é acompanhada do uso frequente de sapatos apertados ou sandálias desconfortáveis.

Entretanto, a descamação também pode possuir uma causa patológica ou genética, e não apenas o uso de sapatos abafados. Por esse motivo, se você sempre quis saber por que o pé descasca, confira abaixo as principais causas.

LEIA MAIS: Por que temos insônia? 5 causas comuns de acordo com a ciência!

Por que o pé descasca?

Psoríase

A psoríase é uma doença bem conhecida, que provoca manchas vermelhas com escamas por todo corpo. Essas manchas normalmente coçam e podem até provocar dor.

Dessa forma, por não ter uma região específica, podendo acometer qualquer local, poucas pessoas associam a psoríase à descamação dos pés. Entretanto, é bastante comum ocorrer nesse local.

Normalmente, a psoríase surge devido a uma condição imunológica com influência genética. Além disso, seu tratamento envolve o uso de hidratantes, corticoides, ácido salicílico e fototerapia.

É uma condição inflamatória crônica caracterizada por ciclos de remissão e de agudização. Além disso, pode piorar com fatores como o estresse e o uso de algumas medicações.

LEIA MAIS: Escovar os dentes demais faz mal? Confira!

Eczema

O eczema também pode ocorrer em todo corpo. Entretanto, tem um que é bem mais comum de aparecer nos braços, cotovelos, couro cabeludo e nos pés, é o chamado de dermatite atópica. Ela é uma erupção vermelha, que descama, provoca rachaduras e coça a pele, tornando-a susceptível a outras inflamações.

Dessa forma, quando atinge os pés, o comum é se utilize para o seu tranamento alguns medicamentos como anti-histamínicos caso o surgimento seja proveniente de uma possível alergia. Além de anti-inflamatórios, medicamentos em forma de cremes, pomadas, hidratantes e outros.

Lembrando que a hidratação é o pilar do tratamento na dermatite atópica, além do afastamento de outros fatores desencadeantes, como alérgenos, por exemplo.

Além disso, é comum que a pessoa com dermatite atópica também apresente outros quadros de alergia, assim como asma.

LEIA MAIS: Escovar os dentes demais faz mal? Confira!

Hiperidrose

Essa condição é bem comum em diversas pessoas. Trata-se de uma transpiração excessiva em todo o corpo ou em locais específicos. Por exemplo, axilas, costas, mãos, pescoço e é claro, os pés.

Dessa forma, quando os pés passam por transpiração constante e excessiva, eles podem ficar irritados e provocar a descamação.

O tratamento da hiperidrose é um pouco mais complicado, pois não existem medicamentos que cessem a transpiração em locais específicos, como nos pés. Nesse caso, o comum é utilizar alguma solução manipulada, a base de cloreto de alumínio, que tem um grande papel antitranspirante.

Além disso, algumas poucas drogas como as anticolinérgicas, podem auxiliar na redução da transpiração de forma geral.

Também, em alguns casos, a aplicação de toxina botulínica também é possível, ajudando a reduzir a transpiração local.

LEIA MAIS: Ler antes de dormir pode fazer mal: Confira o que evitar!

Micoses

Nesse caso de trata do famoso “pé de atleta”, que nada mais é do que uma micose cutânea superficial. É comum de ocorrer principalmente na região entre os dedos Isso porque é um local propício ao acúmulo de umidade e de sujeita. Ou seja, forma o ambiente perfeito para a proliferação de fungos. E os fungos são os causadores das micoses.

O tratamento consiste na maioria das vezes no uso de cremes antifúngicos. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de tratamento via oral também, com comprimidos. Além de é claro, fazer uma assepsia e troca de meias e sapatos e evitar a umidade local, secando bem os pés e a região entre os dedos.

Desidratação

Pode parecer óbvio, mas muitas vezes passa despercebido.

Tanto a pouca ingesta de água quanto uma alimentação rica em sal podem levar a uma desidratação e ao ressecamento da pele.

Portanto, capriche na ingesta de líquidos durante o seu dia. Lembrando que o recomendado para uma pessoa saudável é ingerir pelo menos cerca de 35 ml de água por kg de peso corporal.

Quer ler mais conteúdos como este? Visite nosso site!

LEIA MAIS: 5 alimentos para evitar câncer que você tem que conhecer!

bem-estarcorpo humanosaúde
Comments (0)
Add Comment