Imagine a cena: você levanta durante a noite para ir até a cozinha beber um copo de água, e durante sua caminhada se depara com um par de olhos brilhantes flutuando no escuro, próximo a janela, da parede, ou pior, vindo em sua direção.
No mesmo instante você se assusta com a situação inesperada, e ao acender a luz percebe que eram apenas os olhos do seu gato que estavam brilhando no escuro. Então você instantaneamente se pergunta: por que os olhos dos gatos brilham no escuro?
Essa situação provavelmente já aconteceu diversas vezes com você (talvez não nessas circunstâncias, claro), pegando muitas pessoas desprevenidas. Mas esse fenômeno tem uma explicação!
Confira a seguir!
Por que os olhos dos gatos brilham no escuro?
Os gatos possuem essa capacidade de refletir luzes em seus olhos devido a algumas estruturas reflexivas que auxiliam os animais a enxergar durante a noite.
Dessa forma, povos antigos acreditavam que os gatos eram seres místicos que conseguiam capturar o brilho do sol e mantê-lo seguro durante toda a noite, e até serem responsáveis por ter uma fonte de energia própria em seu corpo. Entretanto, isso ocorre devido ao tapetum lucidum.
LEIA MAIS:
- Como funciona a visão noturna de um gato? Confira!
- Quando gatos fogem eles voltam? Confira tudo sobre o assunto
Tapetum lucidum
Não esse não é um feitiço de Harry Potter nem nada do tipo.
Essa estrutura com nome em latim que significa camada brilhante está presente no fundo do globo ocular dos gatos e de muitos animais com hábitos noturnos. É através dela que os gatos potencializam a visão durante a noite.
Para explicar melhor, precisamos entender que no processo de visão, a luz entra nos olhos e atravessa a retina, o local onde possuímos as células fotorreceptoras bastonetes e cones, responsáveis pela nossa visão e cores.
Entretanto, nos gatos, parte da luz que chega na retina segue até o tapetum lucidum, que tem o papel de refletir essa luz de volta para retina. Essa reflexão tem como principal objetivo potencializar a luz para os fotorreceptores enxergarem melhor.
Porém, nem toda luz refletida fica somente na retina, parte dela passa para o globo ocular, que provoca os tão famosos olhos acesos nos gatos.
Isso também acontece nos humanos?
Não. Os humanos não possuem o tapetum lucidum. A luz refletida que aparece em flash de câmeras, dando aquele tom vermelho nos olhos é apenas o reflexo da luz na própria retina, que reflete em tons vermelhos devido aos vasos sanguíneos do local.
Gostou de saber o motivo por que os olhos dos gatos brilham no escuro? Acesse o Lê Mundo e encontre mais conteúdos interessantes sobre gatos!