Por que tem sonhos que parecem reais? Descubra as causas!

Descubra novos fatos sobre esse tipo de sonho

Fomos acostumados a acreditar que, ao dormir, nosso cérebro desliga junto, para recarregar o corpo. No entanto, mesmo durante o sono o nosso cérebro costuma estar bastante ativo ainda. Em vista disso, após alguns sonhos, costumamos nos questionar por que estes sonhos parecem tão reais devido à intensidade deles. Esses, são chamados de sonhos vívidos. Para saber mais sobre o porquê eles acontecem, confira o artigo na íntegra!

Quais são as suas causas e por que alguns sonhos parecem tão reais?

Não existe ainda uma justificativa lógica que explique as causas dos sonhos, ou porque eles acontecem. Entretanto, muito se imagina que seja por algo relacionado a memória. Porém, essa hipótese fica ainda mais forte quando sabemos que sonhar pode contribuir para o cérebro eliminar qualquer informação desnecessária, ao passo que ajuda a armazenar o que é realmente importante.

Sonhar é uma delícia, mas não há fatores muito lineares por trás desse fato. Você pode sonhar a noite toda e não se lembrar ao acordar. Ou então, lembrar de um sonho vivido muito tempo após ter sonhado, devido ao seu grau de intensidade e impressão de realidade.

Sabemos, com comprovação científica, que os sonhos mais intensos ocorrem durante o tempo de sono profundo (sono REM), porém suas causas ainda vêm sendo estudadas. Esse momento do sono costuma ocorrer a cada 1h30min de sono, e duram entre 20 e 25 minutos.

LEIA MAIS: Afinal, é TDAH ou ansiedade? Saiba como diferenciar as duas condições!

Seus efeitos colaterais também costumam ser tranquilos, sem problemas graves para causar preocupações.

Confira a seguir, fatores relevantes que podem intervir na qualidade de sono e contribuir para você acabar tendo sonhos que parecem reais.

Estresse ou ansiedade:

Dificuldades da vida cotidiana podem influenciar demasiadamente na sua qualidade de sono. Por isso, pessoas com problemas com familiares, trabalhos, faculdade, escola, e outros ambientes similares, podem ter como resultado sonhos intensos. Nesse aspecto, principalmente a ansiedade está associada com um risco de aumentar pesadelos perturbadores e internos.

Alguns sonhos parecem tão reais por conta de distúrbios do sono:

Problemas como insônia e narcolepsia podem aumentar os riscos de sonhos vívidos. Assim como mudanças bruscas no seu horário de sono, como dormir muito mais ou muito menos também pode aumentar esse risco.

Medicamentos:

Existem alguns medicamentos que possuem como efeito colateral a ocorrência de sonhos vívidos. Entre esses medicamentos incluem-se antidepressivos, betabloqueadores, entre outras séries de remédios.

LEIA TAMBÉM: Está sempre cansado e com sono? Veja as 3 principais causas!

Álcool em excesso:

A ingestão de bebidas alcoólicas, quando feita em excesso, é também um dos fatores apontados como potenciais causadores de sonhos que parecem reais. Além disso, o uso de drogas recreativas também pode levar a resultados semelhantes.

Outras condições de saúde:

Por fim, cientistas apontam que outras condições de saúde relacionadas à mente também são causadoras de sonhos vívidos. Dentre elas pode-se destacar a depressão e a esquizofrenia.

Sonhos que parecem reais tem algum efeito negativo?

Bom, apesar de geralmente esses sonhos vívidos não possuírem efeitos colaterais relevantes, isso muda quando esse acontecimento passa a ser recorrente. Assim, eventos de sonhos que parecem reais que se estendam por várias semanas ou meses, podem perturbar o emocional e a qualidade do sono das pessoas.

Dentre os potenciais efeitos negativos estão o aumento de sonolência durante o dia, resistência ao sono e problemas de ansiedade ou depressão.

Fato é que, se você está apresentando sonhos vívidos, e estes estão afetando a sua qualidade de vida, a recomendação é que se busque um auxílio médico.

Gostou desse conteúdo? Acesse o Lê Mundo e tenha acesso a mais artigos como esse!

bem-estarsonhossono
Comments (0)
Add Comment