Por que as pessoas fazem fofocas? Desvende esse mistério!

Sem sombra de dúvidas, todo mundo já passou uma fofoca adiante, não é mesmo? Mas você sabe por que isso ocorre? Confere aqui!

Você saber por que as pessoas fazem fofoca? Descubra a seguir!

Com o transcorrer da nossa evolução, através desse processo que demorou uma quantidade significativa de séculos, até chegar neste determinado momento em que nos encontramos hoje, as pessoas passaram a ser condicionadas por fatores atrelados a esse período de evolução. Nesse sentido, muitas atitudes que tomamos hoje, possuem raízes profundas nesse passado de luta por sobrevivência. Por exemplo, o medo do escuro, o medo da chuva, etc.

No entanto, os seres humanos não herdaram de seus antepassados somente medos, e sim costumes, como o próprio modo de dormir, correr, e até mesmo de relacionar-se com os demais de nossa espécie. Dessa maneira, por exemplo, o ato de fofocar, algo banal hoje em dia, também é uma herança da relação entre indivíduos, visto que sujeitos que viviam em grandes grupos sociais passavam a ter maiores chances de sobrevivência. Todavia, a pergunta que não quer calar é: por que as pessoas ainda fofocam? Fique aqui que nós te explicamos!

Por que as pessoas fazem fofocas?

O ato de fofocar, necessariamente possui uma conotação atrelada à ambiguidade, na dialética entre aproximação do outro e o afastamento.

Ficou difícil de entender? Vamos lá!

Geralmente, as pessoas fazem fofoca para falar de outras pessoas. Além disso, na maioria das vezes, a fofoca não possui o intuito de informar positivamente algo acerca de alguém. Ou seja, pessoas que não gostam de um determinado sujeito, irão procurar outro indivíduo para falar dessas pessoas, assim, aproximando o sujeito com o qual está fofocando e afastando o sujeito que é objeto da fofoca.

Desse modo, a fofoca constitui-se como um meio de aproximação entre indivíduos (que podem compartilhar o rancor), além de proporcionar uma imensa sensação de poder por parte daquele que produz a fofoca. Por sua vez, a sensação de poder se dá por intermédio da ideia de portar uma informação até então “única”, “exclusiva”.

LEIA MAIS:

A fofoca causa algum efeito no cérebro?

Um estudo feito em 2015 observou as imagens cerebrais de homens e mulheres que estavam escutando fofocas positivas e negativas acerca de si e celebridades.

Desse modo, de acordo com o estudo, as pessoas que estavam ouvindo fofocas positivas ou negativas acerca de si mesmas demonstraram muito mais atividade no córtex pré-frontal de seus cérebros. Isso auxilia diretamente os sujeitos a se aprofundarem em comportamentos e relações sociais complexas.

Além disso, essas reações também ocorreram quando os participantes ouviram as fofocas negativas em geral. Ou seja, essa pesquisa, a partir dessa análise, demonstra que a fofoca está intimamente ligada a um processo de aceitação social, no qual a maioria dos sujeitos busca encaixar-se em determinados padrões, buscando também a aceitação social, além de mostrar uma imagem positiva sua.

Isso, em grande parte, vai de encontro com a ideia de que conviver em grandes grupos sempre foi uma vantagem evolutiva para os sujeitos no transcorrer da história.

Por fim, ainda em concordância com esse estudo, descobriu-se que o núcleo caudado, o centro de recompensa do cérebro, basicamente, ativa-se em resposta aos estímulos ocasionados por fofocas negativas acerca de celebridades, demonstrando que escândalos de celebridades chamam o interesse das pessoas.

Por conseguinte, quando escutavam fofocas positivas acerca de si, majoritariamente os sujeitos sentiam-se mais felizes. Consequentemente, quando ouviam fofocas negativas, sentiam-se mais agitadas e desconfortáveis.

Então, as pessoas continuarão a fofocar para sempre?

Portanto, obviamente, as pessoas continuarão fofocando, visto que essa dinâmica faz parte das relações sociais. Além de ser parte da nossa construção como sujeitos que pensam e convivem em grandes grupos com o avanço da modernização. Então, como o ser humano é um sujeito social, e necessita dessa troca de experiências, fundamentalmente, a fofoca faz parte do alicerce que mantém a sociedade nos eixos.

Por fim, já imaginou um mundo sem fofoca? Possivelmente, o cenário seria caótico.

Gostou deste artigo? Então confira muito mais assuntos interessantes no site Lê Mundo!

comportamentopsicologia
Comments (0)
Add Comment